31/07/2010 - 14h23

Lula pede voto para Dilma e Osmar Dias em Curitiba

Fernando de Jesus e Murilo Basso
Especial para o UOL Eleições
Em Curitiba

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, participaram neste sábado (31) de um comício em Curitiba (PR) com lideranças políticas da base aliada do governo. O evento ocorre uma semana após pesquisa do instituto Datafolha apontar Beto Richa (PSDB) com cinco pontos percentuais à frente de Osmar Dias (PDT), candidato apoiado pelo presidente no Estado.

Junto com Lula e Dilma, estiveram Osmar Dias e os candidatos ao Senado Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT). O encontro ocorreu na Boca Maldita, tradicional praça de encontros políticos da capital paranaense.

Em seu discurso, o presidente ressaltou os feitos de seus oito anos de governo e disse esperar que a candidata do PT possa fazer ainda mais. “A Dilma sabe que tem que fazer mais e certamente ela irá fazer”, disse. Lula se mostrou emocionado quando Osmar Dias lembrou a história de uma jovem graduada graças ao programa Prouni que agradeceu ao presidente pela oportunidade de cursar o ensino superior. O presidente foi ovacionado pela multidão, que gritava ”Lula, eu te amo”.

Na primeira pesquisa após o anúncio oficial das candidaturas, o Datafolha apontou o tucano Beto Richa com 43%, contra 38% de Osmar Dias. Considerando a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, os dois principais candidatos ao governo do Estado aparecem tecnicamente empatados.

“O Osmar, a Gleisi o Requião e a Dilma são um projeto para levar o governo Lula para frente”, disse Requião, firmando seu apoio ao candidato da base ao governo do Estado. Nas eleições para o governo do Paraná em 2006, Requião derrotou Dias no segundo turno por uma diferença de aproximadamente 10 mil votos.

Evento com empresários

Na noite de ontem (30), o presidente teve um breve encontro com empresários paranaenses na Fiep (Federação das Indústrias do Paraná), em Curitiba. Lula disse que não existe mágica em economia. "Economia é seriedade”, afirmou.

Já Dilma Rousseff ressaltou a importância da educação no Brasil. "Não imagino qualidade de ensino sem pagar bem aos professores", disse. Ela lembrou episódio recente em que professores paranaenses foram reprimidos pela polícia em uma manifestação por reajuste salarial. “Tratam os professores a cassetetes, enquanto falam de educação de qualidade”, afirmou.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host