28/07/2010 - 20h03

Vox Populi: no Paraná, Richa tem 42%; Osmar Dias 37%

Do UOL Eleições
Em São Paulo

Os candidatos Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT) estão tecnicamente empatados na disputa pelo governo do Paraná, segundo pesquisa Vox Populi, divulgada nesta quarta-feira (28).

Segundo a pesquisa, encomendada pela Band e pelo IG, o ex-prefeito de Curitiba, Richa tem 42%, enquanto Dias tem 37% das intenções de voto.

Com relação aos demais candidatos, Avanilson (PSTU), Luiz Felipe Bergmann (PSOL) e Paulo Salamuni (PV) tem 1% cada. Robinson de Paula (PRTB) e Amadeu Felipe (PCB) não pontuaram. Brancos e nulos somam 4% e os indecisos 14%.

O tucano também está na frente - embora dentro da margem de erro - na pesquisa espontânea, com 26% dos votos. Dias tem 18% e os outros candidatos não chegam a 1%.

Com relação ao índice de rejeição, quando o eleitor é perguntado em quem não votaria de jeito nenhum, Osmar Dias é citado por 10% dos eleitores, Beto Richa por 9% e Salamuni por 6%.

Richa lidera na capital (53%) e na região metropolitana de Curitiba (57%). Dias aparece em primeiro nas cidades grandes do interior (44%). Nas cidades médias e pequenas os candidatos também estão tecnicamente empatados (39% de Dias contra 38% de Richa, e 42% de Dias contra 38% de Richa, respectivamente).

Com relação ao presidente Lula, 72% dos eleitores paranaenses ainda não sabem quem é o candidato apoiado pelo petista. Mas 18% dos eleitores dizem que votariam com certeza no candidato apoiado por Lula e outros 34% poderiam votar dependendo do candidato.

Senado

Para as duas vagas no Senado, se a eleição fosse hoje, Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT) estariam eleitos. O ex-governador peemedebista tem 39% das intenções de voto estimuladas e a petista tem 33%.

Os deputados federais Ricardo Barros (PP) e Gustavo Fruet (PSDB) aparecem com 19% e 16%, respectivamente. Rubens Hering (PV) tem 3%. Gilberto (PCB), Valmor (PSOL) e Timossi (PSTU) te, 2% cada. Os outros candidatos não pontuaram. Os votos de indecisos somam 50%.

Na pesquisa espontânea, sem os nomes dos candidatos, Gleisi foi lembrada por 13% dos entrevistados, Requião por 12%, Fruet por 8% e Barros por 2%.

Realizada entre os dias 17 e 20 de julho, com 800 entrevistados, a pesquisa tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e foi registrada no TSE com o número 19.928/10.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host