03/10/2010 - 22h10

Coutinho surpreende nas urnas e disputa pela Paraíba terá 2º turno

UOL Eleições
Em São Paulo

Contrariando todas as expectativas, o candidato Ricardo Coutinho (PSB) conseguiu ultrapassar José Maranhão (PMDB) nas urnas e a disputa pelo governo da Paraíba terá segundo turno.

Pesquisa de boca de urna do Ibope, divulgada na tarde deste domingo (3), mostrava Maranhão com 53% dos votos válidos, contra 46% de Coutinho. Com o resultado, o peemedebista seria eleito governador já no primeiro turno.

O cenário, porém, mudou: com 99% das urnas apuradas, Coutinho aparece com 49,8% dos votos; Maranhão, por sua vez, tem 49,3%, e o pleito só será decidido no dia 31 de outubro.

Campanha

A disputa pelo governo da Paraíba já parecia definida para o lado de Zé Maranhão desde que foram divulgadas as primeiras pesquisas Ibope sobre o Estado, em junho de 2010. O peemedebista sempre esteve pelo menos 15 pontos à frente de Ricardo Coutinho nas intenções de voto do eleitorado. Na última sondagem, divulgada no final de agosto, o peemedebista tinha mais de 20 pontos de vantagem sobre o rival.

O favoritismo se refletiu na ampla aliança composta por Maranhão durante a campanha, que, além do PMDB, contava com PT, PTB, PP, PR, PRB, PSC, PSL, PMN, PHS, PTdoB e PCdoB. O candidato também associou constantemente sua imagem à do presidente Lula.

Já Coutinho contou com o apoio do governador mais bem avaliado do país – e grande liderança nordestina – Eduardo Campos. O político pernambucano foi, talvez, o grande aliado que Coutinho teve na disputa pelo Palácio da Redenção, apostando que, com uma vitória, ele pode fortalecer a presença do PSB na região Nordeste.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host