31/10/2010 - 16h32

Pará registra 43 prisões e nove urnas substituídas em dia de votação

Sandrá Rocha
Especial para o UOL Eleições
Em Belém

Novo balanço do TRE-PA (Tribunal Regional Eleitoral) revelou que 60% dos eleitores paraenses votaram até as 14h deste domingo (31). No Estado, 4,7 milhões de pessoas estão habilitadas à votação. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrava uma média de 40 veículos por minuto na rodovia BR-316, principal via de saída da capital, por volta das 14h.

Para o presidente do TRE, desembargador João Maroja, os números apontam para o comparecimento do eleitor, apesar do feriado de Finados.

Além disso, o número de prisões saltou de 18 para 43: dessas, 33 foram por boca de urna e cinco por transporte ilegal de eleitores. Segundo denúncia registrada na Polícia Federal, um eleitor teria votado por outro.

O TRE-PA revelou também que subiu de sete para nove o número de urnas que foram substituídas no Estado ao longo da votação deste domingo. Ao contrário do primeiro turno, não foi preciso utilizar urna de lona. Foram trocadas urnas nos municípios de Ananindeua (região metropolitana de Belém), Redenção (sul) e Marabá (centro-oeste).

O diretor geral do tribunal, Francisco Valentim, disse que o número de substituições ficou muito abaixo da média considerada normal, de 23% das urnas em cada cartório. “Dentro de cerca de 16 mil cartórios, tivemos só essas urnas trocadas”, comentou.

Segundo o diretor, os problemas de infraestrutura diminuíram no segundo turno. Além de menos urnas trocadas, foram registrados apenas dois episódios de falta de energia elétrica. Valentim disse que a interrupção do serviço de fornecimento em Maracanã (nordeste) e São Sebastião da Boa Vista (Marajó) foi contornada antes do início da votação.

Ele revelou que a expectativa é que os problemas de transmissão de dados durante a apuração, ocorridos no primeiro turno, não se repitam. O diretor atribuiu as falhas à tecnologia, e disse que o próprio TSE (Tribunal Superior Eleitoral) está ajudando o TRE a melhorar o sistema.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host