31/10/2010 - 08h09

Pará coloca em prática projeto piloto de transmissão de dados de urnas eletrônicas

Pedro Peduzzi
Enviado Especial da Agência Brasil
Em Belém

Uma tecnologia desenvolvida em parceria pelos os tribunais regionais eleitorais do Pará, Tocantins, Amazonas e de Rondônia permitirá a transmissão dos dados das urnas eletrônicas até a sede das instituições por meio de qualquer computador conectado à internet. Só no Pará, isso representará uma economia de mais de R$ 370 mil nos 86 pontos que usarão essa tecnologia. Cada aparelho custa cerca de R$ 100.

Chamado de JE Connect, o equipamento é composto basicamente por um pen drive. “Nós repassamos os dados contidos nas mídias das urnas a esse pen drive. Não há o menor risco de os dados serem acessados sem a chave de criptografia [que só os tribunais têm]. E, mesmo com essa chave, é impossível alterar as informações lá contidas, porque a assinatura digital não bateria”, disse à Agência Brasil o secretário de Tecnologia da Informaçção do TRE-PA, Clayton Ataíde.

Segundo ele, a tecnologia já foi analisada e aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Quatro estados usaram esse sistema no primeiro turno: Tocantins, Amazonas e Rondônia, além do Pará. Está previsto que, no segundo turno, Maranhão e Paraná o utilizem também.

“Vamos nos reunir com o TSE para ver a possibilidade de a tecnologia se tornar uma solução padrão para todos os estados a partir de 2012, após novas avaliações técnicas a serem feitas por consultores do ITA [Instituto de Tecnologia da Aeronáutica] e do Inpe [Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais]”, adiantou Ataíde.

A grande vantagem do JE Connect é que ele poderá ser utilizado em localidades onde não haja infraestrutura para a Justiça Eleitoral ou municípios onde não existem cartórios eleitorais. Para dar maior confiabilidade de resultados, por enquanto, no Pará, o sistema será utilizado apenas na região metropolitana de Belém.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host