31/10/2010 - 22h35

Anastasia rebate que tenha havido "corpo mole" em MG e cobra promessas de Dilma

Rayder Bragon
Especial para o UOL Eleições
Em Belo Horizonte

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB) disse na noite deste domingo (31) que não houve falta de empenho na campanha do candidato tucano derrotado ao Palácio do Planalto, José Serra. Anastasia felicitou Dilma Rousseff pela vitória mas, no entanto, disse esperar que ela cumpra promessas feitas ao Estado.


"Ontem mesmo, aqui em Belo Horizonte, o candidato José Serra reconheceu o empenho extraordinário que nós em Minas Gerais tivemos, agradecendo o nosso empenho e nosso esforço", declarou o tucano em entrevista coletiva dada no Palácio das Mangabeiras, residência oficial do governador do Estado.

Ele ainda afirmou que não deverá ocorrer, por parte de tucanos paulistas, acusações sobre uma suposta indolência dele e do ex-governador e recém-eleito senador Aécio Neves (PSDB) em relação à campanha de Serra no Estado.

Questionado sobre suposta declaração de um integrante tucano da ala paulista, que teria dito ter havido uma "lavada" em Minas Gerais, referindo aos votos a favor de Dilma, em detrimento de Serra, o governador rebateu a crítica.

"Não acho que houve lavada, manteve-se o mesmo percentual do 1º turno. O empenho foi visto, mas eu acredito que essa tendência de continuidade ficou muito marcada nessas eleições”, ponderou o tucano, para complementar dizendo que “não houve equívocos nas propostas".

Anastasia disse esperar que o partido faça uma análise “sobre o que ocorreu” e quais serão as alternativas “para o futuro enquanto oposição”.

Ele ainda declarou esperar de Dilma Rousseff uma relação "com muita serenidade". No entanto, o tucano avaliou que promessas de campanha da petista em relação ao Estado deverão ser postas em prática pela presidente recém-eleita.

“As grandes obras que aqui foram compromissadas como a [duplicação da] BR-381, [da reforma] do nosso anel rodoviário e [construção] do rodoanel, e a questão [da ampliação] do aeroporto internacional de Confins devem ser implementados”, cobrou Anastasia.

Segundo ele, as questões deverão ter o reforço dos senadores eleitos pelo Estado, que serão de oposição ao governo da petista. Nesta eleição, além de Aécio Neves, foi eleito ao Senado o ex-presidente da República Itamar Franco.

“Eu acredito que a presidente da República, como disse inclusive publicamente várias vezes, manterá com os Estados governados por governadores de oposição um relacionamento de respeito e de integração administrativa”, avaliou.

Aécio Neves

O secretário-geral do PSDB, deputado Rodrigo de Castro, disse que Aécio Neves desponta com “um grande nome no cenário nacional e com papel de destaque na tribuna do Senado”. No entanto, disse ser ainda cedo para que o nome de Aécio seja lançado para 2014 e que o partido tem de fazer uma analise “dos erros cometidos e dos pontos positivos”.

“Temos que partir também para um diálogo com outros partidos da oposição para construirmos um caminho para 2014, mas com calma, dando um passo de cada vez." Ele disse que o partido não ficou desunido por conta da disputa interna entre José Serra e Aécio Neves pela indicação do partido à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host