04/10/2010 - 11h26

Reeleito, Anastasia diz que a prioridade é ajudar Serra no segundo turno

Rayder Bragon
Especial para o UOL Eleições
Em Belo Horizonte

Em sua primeira entrevista como governador reeleito de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB) disse, nesta segunda-feira (4), que vencida a eleição no Estado, a preocupação neste momento passa a ser a campanha do presidenciável tucano José Serra, com foco no incremento de sua performance no Estado, onde ficou atrás de Dilma Rousseff (PT), no primeiro turno. Com 30,7%, Serra foi vencido pela petista, que obteve 46,9%, sendo que, em Belo Horizonte, Marina Silva (PV) ultrapassou a dupla.

“Na realidade, neste próximo mês, do ponto de vista político, nós vamos fazer um grande esforço para a eleição do nosso candidato a presidente José Serra, no segundo turno. Naturalmente, vamos trabalhar com essas bancadas para dar a vitória a José Serra”, disse o governador. Nesse sentido, indicou que os contatos com deputados e lideranças estaduais vão aumentar.

“(Vamos ajudar a campanha de José Serra) através de propaganda, viagens, entrevistas, conversas e as lideranças políticas (do Estado) trabalhando. (...) Vamos nos esforçar, juntamente com nossos senadores eleitos, com nossos deputados e com nossos prefeitos”, avaliou Anastasia.

Ele ressaltou que a votação de Serra no Estado não foi aquém do esperado e alfinetou a campanha da petista. “Houve uma votação que não foi na candidata oficial, isso é o ponto mais importante. Basta ver nas fotografias a expressão de ânimo de uns e desagrado de outros. Nós acreditamos que agora é uma nova eleição. Nós tivemos vários governadores que venceram no primeiro turno e são da coligação que apoiam José Serra. Nós teremos debates mais diretos e todos os elementos estão colocados para haver crescimento do nosso candidato”, frisou o tucano.

Sobre uma possível coordenação de campanha de Serra, no segundo turno, a cargo de Aécio Neves, o governador de Minas disse que o seu padrinho político terá papel de destaque na campanha presidencial por ter saído dessas eleições como “liderança nacional de primeiríssima grandeza”. Em relação a uma suposta vitória da petista, Anastasia minimizou embate entre os dois.

“Não há mais, há muitos anos, distinção entre partidos de direita e partidos de esquerda. Isso é coisa do passado. (...) Qualquer presidente da República terá por Minas Gerais grande respeito, como aconteceu ao longo dos últimos oito anos com o presidente Lula e o (ex-) governador Aécio Neves, e agora comigo”, declarou, para em seguida complementar que “não vai haver embate, o relacionamento será sempre administrativo”.

O governador atribuiu às eleições para o Senado de Aécio Neves (PSDB) e do ex-presidente da República Itamar Franco (PPS) um fortalecimento do seu mandato ante relacionamento com o governo federal. Anastasia relembrou que os três senadores por Minas Gerais “têm a mesma orientação política”. Eliseu Rezende (DEM) é o outro senador que atualmente exerce mandato pelo Estado. “Estamos muito confiantes de que, politicamente, estamos muito fortalecidos”, disse.

Quanto a uma reformulação do seu secretariado de governo, ele afirmou que o assunto será tratado “em um segundo momento”. Ainda sobre a sua gestão, Anastasia afirmou que a prioridade será o fomento da criação de empregos. Para finalizar, disse que até o momento não foi contatato pelo ex-ministro Hélio Costa (PMDB), seu principal adversário na eleição deste ano.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host