03/10/2010 - 14h49

Hélio Costa diz que divulgação de pesquisas altera o processo eleitoral e defende mudança

Rayder Bragon
Especial para o UOL Eleições
Em Belo Horizonte

O candidato ao governo de Minas Gerais pelo PMDB, o ex-ministro Hélio Costa, criticou neste domingo (3) a divulgação de pesquisas eleitorais na antevéspera de turnos de votação. Segundo ele, esse procedimento influencia o eleitor e altera o resultado do processo eleitoral.

“Infelizmente pode alterar e modificar o processo (eleitoral) a apresentação de pesquisas (na véspera do turno), a menos que tivéssemos um acompanhamento muito rigoroso, um pool de institutos de pesquisas trabalhando em conjunto, com a supervisão da Justiça Eleitoral”, disse Costa.

Ele citou como exemplo a ser seguido, as regras adotadas em alguns países europeus que, de acordo com ele, vedam a divulgação de pesquisas nos 15 dias que antecedem o pleito.

Pesquisa Datafolha divulgada ontem revelou que o atual governador de Minas Gerais e candidato à reeleição pelo PSDB, Antonio Anastasia, tem 55% dos votos válidos, contra 42% de Costa. O tucano, de acordo com o instituto, pode ser reeleito ainda no 1º turno.

O peemedebista liderava todas as sondagens de intenção de voto feitas no Estado até o início da propaganda eleitoral no rádio e na TV. Após esse período, o candidato viu Anastasia crescer nas pesquisas ancorado na imagem do ex-governador Aécio Neves, que deixou o cargo em março deste ano, com alto índice de popularidade, para concorrer ao Senado. Apesar desse cenário, Costa se mostrou confiante em um 2º turno.

“Nós estamos muito confiantes em que a eleição está muito apertada. Em Minas Gerais sempre foi assim, a eleição governamental sempre chega à reta final sem decisão, e nós esperamos que um 2º turno possa levar a uma nova oportunidade de apresentar os nossos projetos”, avaliou o ex-ministro.

O candidato a vice na chapa, o ex-ministro Patrus Ananias (PT), declarou que a campanha eleitoral feita pelos dois foi um momento de aprendizado e, ao mesmo tempo, a dupla pôde suscitar no eleitor um “aumento do nível de consciência e cidadania”.

Costa votou pela manhã em escola infantil, localizada na região centro-sul da capital mineira, e foi acompanhado por Patrus e pelo ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel, candidato ao Senado pelo PT.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host