29/09/2010 - 16h44

Em MG, Anastasia e Hélio Costa convocam militâncias em busca de votos dos indecisos

Rayder Bragon
Especial para o UOL Eleições
Em Belo Horizonte

Os dois principais candidatos ao governo de Minas Gerais, o atual governador Antonio Anastasia (PSDB) e o ex-ministro Hélio Costa (PMDB), adotaram estratégias semelhantes em busca dos votos dos eleitores indecisos na reta final da campanha, antes do 1º turno, que ocorre no próximo domingo, dia 3 de outubro.

As ações, tanto de um lado quanto de outro, serão direcionadas em conclamar as militâncias dos partidos que compõem as coligações dos dois concorrentes para que saiam às ruas e peçam votos para os respectivos postulantes.

Segundo o vice-prefeito licenciado de Belo Horizonte, Roberto Carvalho (PT), chegou a hora de “botar o bloco na rua”. Ele coordena a campanha do peemedebista em Belo Horizonte e na região metropolitana.

“Vamos colocar a militância toda na rua. Eu e o Patrus (Ananias, candidato a vice na chapa de Costa) vamos fazer carreata amanhã e sexta-feira, o dia todo. Estamos convocando, no Estado, todo o nosso pessoal para ir às ruas e manter a mobilização até domingo”, afirmou Carvalho.

Uma fonte ligada à campanha do peemedebista, que não quis se identificar, disse que a coordenação tenta trazer a presidencial petista Dilma Rousseff para participar, no próximo sábado, do ato de encerramento da campanha. A presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está praticamente descartada, segundo esse interlocutor.

Por sua vez, o tucano Anastasia destaca a participação da militância na captação de votos, feita também por prefeitos e deputados que o apoiam. Ele ainda vai percorrer cidades do interior de Minas Gerais em busca do voto dos indecisos e aposta nos últimos programas eleitorais de TV e rádio, que contam com a participação do ex-governador Aécio Neves, seu padrinho político. Nesta quarta-feira, ele visita cidades do Sul do Estado.

“Os indecisos devem se informar pelo programa eleitoral. Ainda vamos ter visitas ao interior, à região metropolitana. Então, aos indecisos, o que peço é tão somente que conheçam os candidatos. Conheçam suas propostas, vejam com quem está a verdade, quem faz propostas verdadeiras, propostas realistas, e não quem está vendendo ilusões ou fantasias”, disse o candidato após participar de debate na noite de ontem, na TV Globo, em Belo Horizonte.

O candidato a vice na chapa tucana, o deputado estadual Alberto Pinto Coelho (PP), ressaltou a importância de apoio dos prefeitos em razão de o Estado ter muitos municípios (853).

"Temos feito contatos com todos os prefeitos, de todos os municípios, pedindo mobilização e empenho nesta reta final. Esse trabalho é fundamental porque Minas se caracteriza como um Estado que tem um número grande de municípios pequenos, e essas lideranças dentro dessas cidades são referenciais", avaliou o deputado, para quem chegou o momento de "colocar na rua todo o nosso exército político e a militância".

Anastasia lidera a corrida estadual e o pleito poderá ser decidido ainda no 1º turno. Pesquisa Ibope divulgada no último dia 27 mostra o tucano com 46% das intenções de voto, contra 33% de Hélio Costa. O número de indecisos é de 15%. Entre os demais candidatos, apenas Vanessa Portugal (PSTU) e José Fernando Aparecido (PV) atingiram 1% cada um.

 

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host