27/09/2010 - 17h26

Ibope: Anastasia lidera com 46%; Hélio Costa tem 33%

Rayder Bragon
Especial para o UOL Eleições
Em Belo Horizonte

O candidato do PSDB à reeleição em Minas Gerais, o governador Antonio Anastasia, lidera a corrida eleitoral com 46% das intenções de voto, contra 33% do seu principal adversário, o ex-ministro Hélio Costa (PMDB), de acordo com pesquisa Ibope, encomendada pelo jornal “O Estado de São Paulo” e pela TV Globo e divulgada nesta segunda-feira (27).

O tucano aumentou a vantagem que tinha sobre o peemedebista. Em pesquisa Ibope divulgada no último dia 21, Anastasia figurava com 42%, contra 34% de Costa. Em caso de 2º turno, o Ibope trouxe Anastasia com 47%, ante 34% de Hélio Costa.

Vanessa Portugal (PSTU) e José Fernando Aparecido (PV) aparecem com 1% cada. Fabinho (PCB), Edilson Nascimento (PT do B), Luiz Carlos (Psol) e Adilson Rosa (PCO) não atingiram 1% das intenções de voto. Voto brancos e nulos passaram de 5% para 4%. Eleitores indecisos estão em 15%, contra 16% da última sondagem.

Senado

O ex-governador Aécio Neves (PSDB) lidera a corrida ao Senado com 69% das intenções de voto, contra 67% da última pesquisa. Neste ano, os eleitores mineiros vão escolher dois candidatos.  O segundo colocado é o ex-presidente da República Itamar Franco (PPS), que aparece com 44%, mesmo percentual da última pesquisa. Ele compõe a chapa com Aécio Neves.

Em terceiro lugar está o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT), com 29%. O petista oscilou um ponto percentual para baixo em relação ao último informe do Ibope. Votos brancos e nulos eram 9% e caíram para 7%. Os eleitores indecisos, que eram 29%, são agora 26%.

Zito Vieira (PC do B) surge com 3% das intenções. Miguel Martini obteve 2% e Marilda Ribeiro tem 1%. Já os candidatos Mineirinho (PSOL), Efraim Moura (PSTU), José João da Silva (PSTU), Rafael Pimenta (PCB) e Betão (PCO) não atingiram 1% das intenções de voto.

O Ibope apresentou também a intenção de votos para o Senado considerando apenas os votos válidos, quando são excluídos os brancos, os nulos e os eleitores indecisos. Nesse cenário, Aécio Neves tem 46%, Itamar Franco surge com 30% e Fernando Pimentel alcançou 19%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de setembro. Foram entrevistados 2.002 eleitores no Estado. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) sob o número 74106/2010.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host