22/09/2010 - 23h22

Em debate, Costa nega ter indicado diretores envolvidos em escândalo na Casa Civil

Diego Salmen
Do UOL Eleições
  • José Fernando (PV), Luiz Carlos Ferreira (PSOL), Antônio Anastasia (PSDB) e Hélio Costa (PMDB) participam de debate promovido pela Folha de S.Paulo e pelaRedeTV!

    José Fernando (PV), Luiz Carlos Ferreira (PSOL), Antônio Anastasia (PSDB) e Hélio Costa (PMDB) participam de debate promovido pela Folha de S.Paulo e pelaRedeTV!

Candidato ao governo de Minas Gerais, o ex-ministro das Comunicações Hélio Costa (PMDB) negou nesta quarta-feira (22) ter indicado os diretores dos Correios envolvidos nas recentes denúncias de corrupção no Ministério da Casa Civil que resultaram na queda da ex-ministra Erenice Guerra. "Eu não posso assumir essa responsabilidade", disse Costa, durante debate promovido pela Rede TV! e pela Folha em Belo Horizonte.

"Na verdade eu só indiquei, como ministro, o presidente dos Correios, e assim mesmo quem faz a indicação não é o ministro, é o ministério, que faz a indicação politica", defendeu-se o peemedebista. "Esses diretores não foram indicados pela minha gestão (...) Hoje todo mundo quer bater nos Correios para que seja colocado à venda para as multinacionais", afirmou.

Frio, o debate não teve confrontos diretos. Além de Costa, participam do encontro José Fernando (PV), Luiz Carlos Ferreira (PSOL) e Antônio Anastasia (PSDB), indicado por seu antecessor, Aécio Neves (PSDB), para a disputa, e cuja popularidade é alta entre os mineiros.

Por esse motivo, o candidato do PMDB evitou críticas diretas a Aécio - que hoje disputa uma vaga ao Senado - ao longo do debate, embora tenha criticado diversas vezes a gestão do ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

"O estrago que o governo FHC fez eliminando aquele imposto que nós cobravamos da gasolina causou o caos nas estradas federais [de Minas Gerais]", afirmou Costa, ao justificar a falta de investimentos da União na malha viária apontada por Anastasia. "No governo anterior [de FHC] nós tivemos uma dificuldade", disse, enquanto comentava as transferências de recursos federais para estradas no Estado.

Em suas intervenções, o candidato do PSDB prometeu dar continuidade aos programas de seu antecessor, como o Poupança Jovem, e reafirmou que  e negou estar escondendo o presidenciável tucano José Serra de sua campanha.

"Em Minas Gerais, quem decide o voto é exclusivamente o eleitor mineiro", afirmou.  Durante todo esse período, nosso candidato à Presidência, José Serra, esteve em Minas diversas vezes. Não estamos votando em chapas vinculadas, como existia no tempo da ditadura - isso não existe mais", disse Anastasia.

De acordo com a última pesquisa do Ibope, divulgada em na terça-feira (21), Anastasia lidera a disputa pelo Palácio da Liberdade com 42%, contra 34% de Costa . No levantamento anterior, divulgado no dia 13 de setembro, o tucano tinha a preferência de 41% do eleitorado mineiro, contra 32% do peemedebista.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host