21/09/2010 - 19h50

Ibope: Anastasia (PSDB) lidera com 42%; Hélio Costa (PMDB) tem 34%

Rayder Bragon
Especial para o UOL Eleições
Em Belo Horizonte

O candidato do PSDB ao governo de Minas Gerais, o governador Antonio Anastasia, lidera a corrida eleitoral com 42% das intenções de voto, contra 34% do seu principal adversário, o ex-ministro Hélio Costa (PMDB), de acordo com pesquisa Ibope, encomendada pelo jornal "O Estado de S. Paulo" e pela TV Globo e divulgada nesta terça-feira (21).

Vanessa Portugal (PSTU), José Fernando Aparecido (PV) e Fabinho (PCB) têm 1% cada um. Edilson Nascimento (PT do B), Luiz Carlos (PSOLl) e Adilson Rosa (PCO) não atingiram 1% das intenções de voto.

No último levantamento, divulgado no dia 13 deste mês, o tucano obteve 41% da preferência do eleitorado mineiro, contra 32% do peemedebista.

A pesquisa também simulou intenção de votos em um hipotético segundo turno. Nesse cenário, Anastasia figura com 40% dos votos, contra 34% de Costa.

Votos em brancos e nulos são 5%, contra 9%, divulgados anteriormente. Os eleitores indecisos são 16%. Antes, eram 15%.

Senado

Na disputa por duas cadeiras no Senado, a pesquisa do Ibope trouxe o ex-governador Aécio Neves (PSDB) com 67% dos votos, patamar que se mantém estável há três pesquisas divulgadas pelo instituto. Em segundo lugar, figura o ex-presidente da República Itamar Franco (PPS), com 44%, ante 41% da última pesquisa.

Já o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT) tem 30% contra 28% da sondagem anterior.

Votos brancos e nulos estão na casa dos 9%. Eram 11% no informe do dia 13. Os eleitores que não sabem em quem votar são 29%, contra 26% da pesquisa anterior.

O Ibope passou a divulgar também a intenção de votos para o Senado considerando apenas os votos válidos, quando são excluídos os brancos, os nulos e os eleitores indecisos. Nessa situação, Aécio Neves tem 45%, Itamar Franco 30% e Fernando Pimentel aparece com 20%.

A pesquisa, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, foi feita com 2002 eleitores, no período de 18 a 20 deste mês e está registrada no TRE-MG sob o número 73370/2010.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host