17/09/2010 - 14h51

Anastasia comemora pesquisa e fala em vitória; Hélio Costa minimiza

Rayder Bragon
Especial para o UOL Eleições
Em Belo Horizonte

O candidato do PSDB à reeleição pelo governo de Minas Gerais, Antonio Anastasia, comemorou o resultado da pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira. Apesar de haver empate técnico, ele ficou pela primeira vez numericamente à frente de seu principal oponente, o ex-ministro Hélio Costa (PMDB).

Segundo o Datafolha, Anastasia passou de 36% para 40%, enquanto Costa oscilou de 39% para 37%. Há empate técnico porque a margem de erro é de dois pontos para baixo ou para cima.

O atual governador afirmou estar "feliz e caminhando para a vitória". Ele creditou a sua escalada nas pesquisas pelo fato de os "mineiros reconhecerem aquilo que foi feito ao longo dos últimos oito anos, por Aécio (Neves, ex-governador) e por nós no governo do Estado", disse pela manhã, no Palácio das Mangabeiras, residência oficial do governo mineiro.

Hélio Costa minimizou o resultado, dizendo entender que, a essa altura da disputa, há acirramento do processo. "Em Minas Gerais, nunca tivemos eleição fácil. Toda eleição, quando chega a última hora, é acirrada", afirmou Costa em Bom Despacho, cidade do Centro-Oeste mineiro, onde ele foi receber o apoio de professores da rede pública de ensino.

Apesar do afunilamento da campanha, Costa disse estar confiante em se manter no jogo, por entender que há empate técnico no Estado, levando-se em conta as pesquisas feitas até o momento.

Anteriormente, o candidato do PMDB liderava com folga as sondagens de intenção de votos. A partir do início do horário de propaganda eleitoral na TV, Anastasia protagonizou subida na preferência dos eleitores.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host