14/09/2010 - 07h00

Ex-craque do Atlético-MG, Marques disputa cargo de deputado estadual pelo PTB

Andréia Martins
Do UOL Eleições
Em São Paulo
  • Marques no dia da despedida do Mineirão, em junho deste ano

    Marques no dia da despedida do Mineirão, em junho deste ano

2010 será um ano de encerramento de um ciclo e começo de outro para Marques Batista de Abreu, ex-jogador do Atlético Mineiro. O jogador – recordista de jogos pelo Galo, com mais 190 partidas – encerrou sua carreira esportiva este ano e decidiu realizar um antigo projeto: entrar na política. Aos 37 anos, Marques é candidato do PTB-MG a deputado estadual.

“Isso [a candidatura] não é uma aventura. É uma ideia que começou há uns três anos e agora, vimos que era uma realidade possível”, disse ele ao UOL Eleições.

O gosto pelo clube mineiro fez o atleta, natural de Guarulhos, São Paulo, sair candidato em Minas Gerais. Por isso, ele acredita que a popularidade conquistada como atacante no clube será “essencial” para a campanha.

“Ao longo desses anos, só agora percebi o quanto represento para as pessoas. Tenho visto na campanha pelos municípios e no interior, como as pessoas me conhecem bem e isso até me surpreende”, diz o jogador. Sobre a campanha, ele comenta que está sendo “uma campanha humilde, feita com a ajuda de voluntários”.

Quando o assunto é conquistar jogadores e torcedores de clubes adversários, ele diz estar tranquilo. “Sempre joguei respeitando muito meus adversários, times como América, Cruzeiro. Tenho amigos nos clubes e muitos me dizem ‘sou cruzeirense, mas meu voto é seu’”, comenta Marques.

Com relação às suas propostas, Marques diz que sua “bandeira é o esporte”. “Não poderia ser diferente. Estou no esporte desde pequeno e quero envolver a criançada nisso. Mesmo quem não for se tornar um profissional, o esporte vai dá uma vida longe das drogas, saudável, responsável”, diz ele, que entre os projetos, pretende envolver ex-jogadores mais antigos para trabalhar como monitores dos jovens.

Na corrida presidencial, Marques segue a orientação do seu partido, apoiando a candidatura do tucano José Serra. “Não porque é o partido, mas porque eu acredito que ele é o melhor para o Brasil”, diz, "ainda mais ao lado de Aécio e Anastasia", completa ele.

Marques faz parte de um time de ex-jogadores que tentam, depois de pendurar as chuteiras, conquistas espaço na política. Este ano completam a lista nomes como Romário (PSB-RJ), Bebeto (PDT-RJ), Marcelinho Carioca (PSB-SP), Dinei (PDT-SP), Vampeta (PTB-SP), o ex-goleiro do Grêmio, Danrlei (PTB-RS), entre outros.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host