28/08/2010 - 14h34

Ibope: Anastasia tem 35% e Hélio Costa soma 33% em Minas

Do UOL Eleições
Em São Paulo

O candidato do PSDB à reeleição ao governo de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e Hélio Costa (PMDB) estão empatados tecnicamente pela primeira vez na pesquisa Ibope, divulgada neste sábado (28). O tucano subiu 8 pontos percentuais e agora soma 35% das intenções de voto, contra 33% de seu principal rival. Na sondagem anterior, ex-ministro das Comunicações contava com 38% do eleitorado.

Evolução dos candidatos

Em um eventual segundo turno entre os dois, também haveria empate técnico, diz o Ibope. O tucano teria 37% e o peemedebista, 36%. Levando-se em conta apenas os votos válidos, Anastasia tem 49% das intenções de voto e Costa, 46%. Os dois também estão parelhos na rejeição dos eleitores: 9% não votariam no candidato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e 8% não apoiariam o preferido do ex-governador Aécio Neves.

Vanessa Portugal (PSTU) e Zé Fernando Aparecido (PV) apareceram com 1% das intenções de voto. Os outros candidatos não pontuaram. Há 6% de votos brancos e nulos e os indecisos são 24%, de acordo com a sondagem, que tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa ouviu 1.806 eleitores e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 26113/2010.

Senado
O Ibope apurou que se as eleições fossem hoje, Aécio (PSDB) teria 68% dos votos para ocupar uma das duas vagas em disputa no Senado. A outra ficaria com o ex-presidente Itamar Franco (PPS), que tem 44%. O ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel tem 21%.

O Datafolha também divulgou números para o Senado, com margem de erro de três pontos percentuais. Aécio oscilou positivamente, de 68% na segunda semana do mês para 70% atuais. Itamar tinha 47% e agora aparece com 44%. Pimentel avançou de 20% para 25% do eleitorado. 

Marilda Ribeiro (PSOL), com 3%; Miguel Martini (PHS) e Rafael Pimenta (PCB), com 2% cada; somam 1% Alfredo (PRH), Betão (PCO), José João da Silva (PSTU), Efraim Moura (PSTU), Mineirinho (PSOL) e Zito Vieira (PCdoB). Brancos e nulos para uma vaga são 10%. Vinte e dois por cento estão indecisos sobre uma das vagas em disputa.

Para as duas vagas em disputa, 5% planejam votar em branco ou nulo. Dez por cento dos eleitores não sabem quem serão seus dois candidatos ao Senado em outubro. O registro da pesquisa no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) é 64318/2010.

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host