27/08/2010 - 15h39

"Efeito Aécio" na TV faz Anastasia subir em pesquisa, dizem especialistas

Rayder Bragon
Especial para o UOL Eleições
Em Belo Horizonte

A subida do atual governador de Minas Gerais e candidato a reeleição, Antônio Anastasia (PSDB), na última pesquisa Datafolha de intenção de voto, divulgada nesta sexta-feira (27), deve-se principalmente à aparição do ex-governador Aécio Neves no horário eleitoral gratuito de rádio e TV, afirmam especialistas.

O governador, que no início do mês aparecia com 17% nos levantamentos do instituto, agora registra 29%, contra 43% do ex-ministro das Comunicações Hélio Costa (PMDB). O principal adversário do tucano continua na dianteira, mas mantendo o mesmo percentual de intenções de voto do início de agosto.

“Os mineiros tomaram conhecimento da associação entre Aécio e Anastasia após o (início) do horário eleitoral gratuito. Sem dúvida, o grande motivador desse crescimento é a associação feita pelos mineiros de que Anastasia significa a continuidade de um projeto bem avaliado por eles”, afirma Malco Camargos, cientista político e professor da PUC-MG (Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais).

Aécio Neves, que disputa uma cadeira ao Senado, deixou o governo de Minas Gerais, em março deste ano com alto índice de aprovação popular. “É impossível que um governo tão bem avaliado como foi o do Aécio (Neves) tivesse um candidato tão mal posicionado nas pesquisas”, diz Camargos.

A curva ascendente do governador tucano já era esperada por Magna Inácio, professora do departamento de Ciência Política da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). “Anastasia é um nome que o eleitorado tinha pouca referência. O período dele no governo é relativamente curto. Então, ele tinha um potencial de crescimento, com a campanha entrando numa fase maior de mobilização, e com a participação mais ostensiva do Aécio Neves”, diz.

A especialista afirma que a candidatura do tucano ganha corpo em um momento importante da campanha. “Foi num momento importante da campanha, porque ainda estamos no início desse período da campanha televisiva. Existe um espaço considerável para um equilíbrio (entre o tucano e o peemedebista) ou superação. Mas temos que observar como se dará a sustentação dessa curva ascendente”, afirmou.

Segundo a analista, um dos trunfos do governador tucano foi também construir uma “grande rede de apoio formada pelos prefeitos mineiros”.

Hélio Costa consolidado

Apesar do crescimento de Anastasia, a avaliação de Malco Camargos é de uma consolidação de Hélio Costa na preferência do eleitorado mineiro. “Anastasia cresce pegando votos dos indecisos e dos partidos pequenos, ou seja, ele não entra na seara do Hélio Costa. O que mostra uma eleição ainda bastante disputada. É necessário que o Anastasia tire votos do Hélio Costa para ele se reeleger”, afirma o cientista político.

Para Magna Inácio, a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apoiador de Hélio Costa, deverá se tornar maior para ajudar a elegê-lo.

“Com a crescente vantagem da Dilma (Rousseff sobre o candidato tucano José Serra), o presidente Lula vai se concentrar nas campanhas estaduais. Ele deverá tentar esvaziar o Aécio Neves e o PSDB no Estado (MG) em que os tucanos têm mantido uma capacidade de manutenção de continuidade no poder. Tentar quebrar isso é muito importante para o governo”, afirma a especialista.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host