28/07/2010 - 19h03

Mais três registros de candidatura são negados em Minas Gerais

Do UOL Eleições
Em São Paulo

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Minas Gerais indeferiu mais três pedidos de registros de candidatura nesta quarta-feira, por unanimidade.

Foram negados os pedidos de registro dos candidatos a deputado Wellington Magalhães (estadual, PMN), Maria Lúcia Soares de Mendonça (estadual, DEM) e Carlos Alberto Pereira (federal, PDT) foram negados. Em todos os casos, o TRE acolheu as impugnações apresentadas pelo MPE (Ministério Público Eleitoral), com base na Lei da Ficha Limpa.

Magalhães, segundo vereador mais votado em Belo Horizonte em 2008, foi cassado no último dia 13 de julho por abuso de poder conômico e compra de votos nas últimas eleições.

No caso da democrata Maria Lúcia Mendonça, foram apontadas irregularidades na campanha eleitoral de 2006, como captação ilícita de recursos, que resultaram na cassação do mandato da política, pelo TRE-MG, em novembro de 2008. Eleita em 2006 pelo PMN, Maria Lúcia teve as contas rejeitadas, por unanimidade, pelo TRE, e ficou constatada a omissão de mais de R$ 80 mil em suas contas de campanha.

Já o candidato do PDT foi afastado da disputa por já ter sido condenado em duas ações civis públicas, por improbidade administrativa, quando foi prefeito de Lavras (Sul de Minas), entre 2001 e 2004.

Nesta terça-feira (27), o ex-prefeito de Mariana (MG) Celso Cota (PMDB) desistiu de disputar as eleições para deputado estadual devido aos vários pedidos de impugnação contra sua candidatura. Já o ex-prefeito de Montes Claros e candidato a deputado estadual Athos Avelino Pereira (PPS), teve seu registro negado pelo TRE na segunda-feira (26), também com base na Lei Ficha Limpa.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host