27/07/2010 - 16h03

Na lista de fichas-suja, ex-prefeito mineiro desiste de candidatura

Do UOL Eleições
Em São Paulo

Com o nome na lista dos políticos fichas-suja, o ex-prefeito de Mariana (MG) Celso Cota (PMDB) desistiu de disputar as eleições de outubro para deputado estadual. O motivo seriam os vários pedidos de impugnação de sua candidatura.

Cota ficou inelegível depois de ser condenado por abuso de poder econômico, e na semana passada teve negado o pedido para suspender sua inelegibilidade.

A retirada da candidatura do mineiro foi oficializada nesta segunda-feira (27) pelo TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral do Minas Gerais). Cota é o o primeiro ficha-suja, em Minas, a desistir de participar das eleições em função dos impedimentos impostos pela Lei Ficha Limpa.

Ontem, por cinco votos a zero, o TRE-MG negou o pedido de registro de candidatura do ex-prefeito de Montes Claros e candidato a deputado estadual Athos Avelino Pereira (PPS). O caso foi o primeiro julgado pelo órgão com base na Lei Ficha Limpa, que barra a candidatura de políticos condenados por crimes eleitorais, entre outros, em decisão colegiada.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host