03/10/2010 - 13h56

Candidatos ao governo do MT votam; segundo turno ainda é incerto

Antonielle Costa
Especial para o Uol Eleições
Em Cuiabá

O candidato a reeleição ao Governo de Mato Grosso Silval Barbosa (PMDB) foi o primeiro candidato a votar neste domingo (3), às 8h, na Estadual Antônio Ometto, no município de Matupá (interior do Estado) – onde iniciou sua carreira política, em 1993. Ao lado de sua esposa, Roseli Barbosa, o peemedebista foi recebido por populares e disse acreditar que sairá vitorioso ainda no primeiro turno.

O ex-prefeito de Cuiabá (capital do Estado), Wilson Santos (PSDB) foi o segundo candidato a votar, às 8h30, na Escola Estadual Antônio Epaminondas, no bairro Lixeira, em Cuiabá. O tucano iniciou sua campanha em segundo lugar nas pesquisas de intenções de votos e se mostrava otimista em uma possível ida ao segundo turno. No entanto, em entrevista coletiva após a votação, Wilson reconheceu que está fora das eleições, caso haja um segundo turno.

O candidato do PSB, Mauro Mendes foi o terceiro dos postulantes ao Governo as votar às 11h, na Universidade Federal de Mato Grosso. Em segundo lugar nas pesquisas, o socialista se mostrou convicto de que estará no segundo turno, onde segundo ele, poderá disputar de igual junto o candidato a reeleição Silval Barbosa.

O quadro em Mato Grosso está indefinido. Na última pesquisa Ibope divulgada no último dia 25, Silval Barbosa figurava com 46% das intenções de voto – liderando as pesquisas.

Mauro Mendes tinha 24% e Wilson Santos 16%. Na sondagem foram ouvidos 812 eleitores entre os dias 21 e 23 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de MT sob o número 37699/2010.

Prisões

A Polícia Militar registrou na manha deste domingo (3), 17 prisões em Mato Grosso. Deste total, quatro foram realizadas em Cuiabá e as demais no interior do Estado. A prisões em sua maioria estão relacionadas a compra de votos e boa de urna.

De acordo com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, em todo o Estado, mais de seis mil policiais entre civis e militares, participam do planejamento de segurança, elaborado em parceria com a Justiça Eleitoral.

Segundo Curado, em cada ponto de votação, na zona urbana, foi colocado um policial; já na zona rural, são dois policiais. Ainda de acordo com o secretário, agentes do Serviço de inteligência estarão à paisana nos locais de votação, visando a coibir a prática de crimes eleitorais.

Resultado

Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Rui Ramos estima que o resultado das eleições em Mato Grosso seja divulgado até a meia-noite de hoje, uma vez que todos os dados serão transmitidos via satélite.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host