02/10/2010 - 13h41

TRE de Mato Grosso mapeia candidatos com denúncias de crime eleitoral

Danilo Macedo
Enviado Especial da Agência Brasil
Em Cuiabá

Vários candidatos em Mato Grosso, se eleitos, poderão ser impedidos de assumir os cargos. A Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) elaborou, com o apoio da Agencia Brasileira de Inteligência (Abin), um raio x de candidatos que já foram eleitos nos três pleitos anteriores e investiga alguns suspeitos de compra de votos.

O autor da ideia do mapeamento, o corregedor do TRE-MT, desembargador Márcio Vidal, disse que ficou perplexo com o número de denúncias de crimes eleitorais quando assumiu a Corregedoria, em julho deste ano. “Alguns candidatos tinham mais de 50% de seus votos em áreas muito distantes de seu domicílio eleitoral. Apuramos se ele tinha levado alguma obra importante para a região e vimos que não”, disse, mostrando um dos indícios de compra de votos.

O corregedor não quis dar detalhes das operações, mas afirmou que elas estão dando resultados. “Já temos peixe grande na rede”. Indagado pela Agência Brasil sobre os cargos dos suspeitos, o desembargador disse que “tem de todos os tamanhos”. Um dos dados usados nas investigações é a relação exigida pela Justiça Eleitoral dos cabos eleitorais dos 362 candidatos do estado.

O delegado da Polícia Federal, Cristiano Nascimento dos Santos, confirmou à Agência Brasil que as informações mapeadas pelo TRE-MT serviram de apoio para a elaboração do planejamento estratégico de trabalho de parte dos 386 policiais federais que estão atuando no processo eleitoral em Mato Grosso. “Não podemos detalhar agora porque atrapalhará nosso trabalho, mas o resultado consolidado das investigações será divulgado após as eleições”, afirmou.

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host