30/09/2010 - 15h16

Justiça Eleitoral de Mato Grosso proíbe saques acima de R$ 5 mil até domingo

Danilo Macedo
Enviado especial da Agência Brasil
Em Cuiabá

Em decorrência das denúncias de compra de votos, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Rui Ramos Ribeiro, assinou uma portaria proibindo, a partir de hoje (30) até o encerramento das eleições no dia 3 de outubro, os saques bancários acima de R$ 5.000. A decisão também veda saques cumulativos, cuja soma ultrapasse essa quantia.

Além disso, a portaria proíbe o pagamento de colaboradores, coordenadores e demais auxiliares de campanha eleitoral nos dias 2 e 3 de outubro. Segundo o juiz auxiliar da presidência do TRE-MT, Rodrigo Curvo, esta é a segunda vez em que a medida é tomada. A primeira foi no segundo turno da eleição municipal de Cuiabá, em 2008.

"Nosso objetivo é impedir os saques em quantias em espécie, e o pretexto de se pagar colaboradores de campanha, para compra de votos", afirmou Curvo. O TRE-MT informou já ter notificado o Banco Central, e que está fazendo o mesmo com todas as agências bancárias e cooperativas de crédito do estado, em todos os municípios.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host