30/09/2010 - 13h00

Disque-denúncia da Ouvidoria Eleitoral de MT atuará em regime de plantão no fim de semana

Danilo Macedo
Da Agência Brasil
Enviado Especial a Cuiabá

O TRE-MT (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso) disponibilizará seu serviço de disque denúncia em regime de plantão nos dias 2 e 3 de outubro, das 7h às 19h. Segundo o secretário da ouvidoria do tribunal, Gilson Carmo, em todas as eleições o número de denúncias sobre crimes eleitorais e propaganda irregular aumenta na véspera e no dia da eleição.

Entre 1º de julho e 28 de agosto, a ouvidoria recebeu 422 denúncias sobre propaganda irregular, como uso excessivo de placas ao longo das avenidas e carros de som de campanha estacionados irregularmente e com volume acima do permitido. Além disso, foram recebidas 281 notícias-crime a respeito de cadastramento suspeito de eleitores, abuso de poder, tanto no serviço público quanto em empresas privadas, e compra de voto.

"As denúncias de compra de voto vão desde o oferecimento de vantagens como uma consulta, cirurgia e passagem de avião a materiais de obra e dinheiro entregue diretamente a eleitores", explicou Carmo.

O TRE-MT informou que nos casos em que a lei eleitoral permite o flagrante, as denúncias recebidas até as eleições, no domingo, serão encaminhadas imediatamente à Polícia Federal. O estado está com mais de 300 policiais federais trabalhando em várias cidades para coibir essas práticas.

As denúncias podem ser feitas pelos cidadãos mato-grossenses pelo telefone 0800 647 8191 ou pelo site do TRE-MT no link Ouvidoria Eleitoral. A ouvidoria informa que o sigilo do nome de denunciante é garantido.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host