30/10/2010 - 17h29

Goiás tem 4 milhões de eleitores aptos para votar amanhã

Da Agência Brasil
Em Brasília

Com 5,8 milhões de habitantes, Goiás é o estado mais populoso do Centro-Oeste e um dos oito em que a disputa para o governo será decidida no segundo turno, em 31 de outubro. O candidato vencedor vai administrar um orçamento de R$ 16,23 bilhões no próximo ano.

Os candidatos Marconi Perillo (PSDB) e Iris Rezende (PMDB) disputam o governo no segundo turno. No primeiro turno, Perillo obteve 46,33% e Iris Rezende, 36,38%.

Para tentar reverter o quadro, Iris Rezende reforçou o apoio à sua candidatura no segundo turno. Além do PMDB, PT e do PCdoB, que estão com ele desde o primeiro turno, ele recebeu o apoio de outros oito partidos: PP, PR, PDT, PSC, PTN, PSDC, PRP e PSB. Todos integram a base de apoio ao governo federal. O terceiro colocado na votação, o candidato Vanderlan Cardoso (PR), que obteve 16,62% dos votos, também declarou apoio à candidatura de Iris Rezende.

Mesmo tendo tido Marconi Perillo como vice-governador por dois mandatos, o atual governador, Alcides Rodrigues (PP), apoia Iris Rezende nestas eleições. Perillo, por sua vez, tem o apoio do atual vice-governador, Ademir Menezes (PR).

O novo governador vai comandar um estado com uma economia essencialmente voltada para a agropecuária e a agroindústria. Apesar de a agricultura movimentar a economia do estado, a maior parte da população mora nas cidades. São 5 milhões de pessoas vivendo em áreas urbanas e 800 mil em áreas rurais. Goiânia é a cidade mais populosa, com 1,2 milhão de habitantes.

Goiás tem 4 milhões de eleitores. Do total, 2 milhões são mulheres e 1,97 milhão, homens. A maioria dos eleitores está na faixa etária entre 25 e 34 anos.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host