20/10/2010 - 13h09

Candidatos começam a entregar contas da campanha ao TRE-GO

Do UOL Eleições

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Goiás informou que já recebeu a prestação de contas de 29 candidatos. O prazo para entrega se encerra no próximo dia 2 de novembro, conforme a Resolução 23.217 do Tribunal Superior Eleitoral. 

Segundo José Fernando Alves de Sousa, responsável pela seção de prestação de contas eleitorais e partidárias do TRE-GO, "todos os candidatos, mesmo aqueles que renunciaram ou tiveram o registro indeferido pelo TRE, devem prestar contas à Justiça Eleitoral". 

As prestações de contas devem ser feitas pelos partidos, candidatos e comitês financeiros. "Nas eleições gerais de 2006 uma média de 20% deixou de apresentar as contas da campanha ao TRE. Acredito que nas eleições deste ano este índice deve ficar mais baixo, já que tanto os candidatos quanto os partidos procuraram serviços de profissionais capacitados”, afirmou Sousa. 

O candidato que não prestar contas pode ser considerado omisso e impedido de receber a certidão de quitação eleitoral no curso do mandato ao qual concorreu. Já os partidos ou comitês financeiros que não obedecem às regras estarão sujeitos à suspensão de recebimentos das cotas do fundo partidário do ano seguinte ao da eleição. 

Sousa prevê que o movimento de entrega da prestação de contas deve se intensificar nos dias 29, 30 e 31 de outubro e 1º e 2 de novembro, dias em que o TRE fará plantão para o recebimento das prestações de contas. 

Já sobre a prestação de contas dos candidatos que disputam o segundo turno das eleições, José Fernando informa que eles têm até o dia 30 de novembro para apresentar ao TRE.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host