18/10/2010 - 12h35

Coligação de Iris Rezende (PMDB-GO) entra com ação no TRE contra instituto de pesquisa

Do UOL Eleições
Em São Paulo

A coligação “Goiás rumo ao futuro”, que apoia a candidatura de Iris Rezende, do PMDB, que disputa a eleição para o governo do Estado, protocolou uma ação no TRE-GO (Tribunal Regional Eleitoral de Goiás) contra o instituto de pesquisa Serpes, que no último sábado (16) divulgou a primeira pesquisa do segundo turno para o governo estadual.

De acordo com a área jurídica da coligação, o registro da pesquisa no TRE (52169/2010) não obedece a critérios legais de detalhamento das cidades e bairros onde os dados foram coletados, já que tais dados não foram informados no registro.

Além disso, ainda segundo a coligação, políticos ligados ao candidato adversário, o tucano Marconi Perillo, noticiaram com antecedência em redes sociais e em entrevistas os resultados do levantamento.

A pesquisa de intenções de voto para governador foi divulgada no Jornal O Popular, de Goiânia, e mostrou Perillo com 52,9% dos votos, contra 41,4% do peemedebista.

A representação contra o Instituto Serpes pede aplicação de multa de até R$ 106 mil, teto previsto em lei, suspensão da divulgação de pesquisas e a remessa dos autos para a Polícia Federal objetivando apuração dos indícios de fraude, inclusive como se deu o vazamento das informações.

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host