19/08/2010 - 18h15

Candidatos de GO exaltam experiência administrativa em programa eleitoral

Luiz Felipe Fernandes
Especial para o UOL Eleições
Em Goiânia

Os três principais candidatos ao governo de Goiás exploraram seus legados na administração pública nos primeiros programas da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. Programas sociais, obras de infraestrutura e até a experiência bem-sucedida no setor privado foram os principais temas explorados nessa nova etapa da campanha, iniciada na quarta-feira (18).

Com 5 minutos e 33 segundos, Marconi Perillo (PSDB) apareceu fora do estúdio, em uma entrevista de tom mais informal, divida por temas como sua origem, religiosidade, família, entre outros. O candidato procurou traçar uma relação de sua origem humilde com os programas sociais idealizados quando governou o Estado por dois mandatos consecutivos, entre 1998 e 2006.

O tucano citou Lula ao dizer que foi ele quem deu ao presidente a sugestão de unir os programas sociais, no que mais tarde seria o Bolsa Família. Marconi também falou de seu trabalho como senador. ?Aprovei R$ 4 bilhões de recursos que vieram ou estão vindo para Goiás?, afirmou.

Com apenas dois segundos a menos que o de Perillo, o programa de Iris Rezende (PMDB) destacou a experiência política do candidato. Ele já foi vereador, deputado estadual, duas vezes governador de Goiás, senador, duas vezes ministro e três vezes prefeito de Goiânia, cargo do qual se licenciou para disputar as eleições.

Iris exaltou o sistema de obras por mutirão, marca registrada de suas administrações. O candidato prometeu ?movimentar Goiás de ponta a ponta com uma grande frente de trabalho e com programas sociais de maior alcance?.

O programa do peemedebista contou ainda com dois depoimentos. O primeiro, do ministro da Agricultura, Wagner Rossi. O outro, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que falou da parceria entre Iris e a candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, como ?garantia de muito mais desenvolvimento para o Brasil e para Goiás?.

Origem

A trajetória empresarial bem-sucedida foi um dos destaques do programa de Vanderlan Cardoso (PR). O candidato falou de sua infância pobre, quando trabalhou de engraxate, e dos primeiros passos como pequeno empreendedor. Hoje, ele é dono de uma das maiores empresas alimentícias de Goiás.

Além de citar suas ações à frente da prefeitura de Senador Canedo, cidade da região metropolitana de Goiânia, Vanderlan fez questão de repisar o mote da campanha, que tenta convencer o eleitor a dar oportunidade para quem ainda não governou o Estado. Foi o único dos programas que mostrou o candidato a vice-governador.

Militância

Com pouco mais de um minuto de programa, Washington Fraga (PSOL) e Marta Jane (PCB) levaram ao ar um discurso mais ideológico. O socialista apresentou seu histórico de militância como presidente de um sindicato de trabalhadores de indústrias. A comunista falou da tradição do mais antigo partido político brasileiro e das lutas encampadas pela legenda.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host