03/10/2010 - 16h43

No Espírito Santo, três candidatos estão entre os 100 detidos por crime eleitoral

Isabela Bessa
Especial para o UOL Eleições
Em Vitória

A Polícia Militar do Espírito Santo contabilizou 100 detenções em todo o Estado por crime eleitoral até as 15h35 deste domingo (3). Três candidatos também já foram conduzidos a delegacias: Jadson D'ávila (PRP), em Colatina, e outros dois nos municípios de Mantenópolis e Linhares, todos por propaganda irregular.

Os dados estão sendo registrados no TRE-ES (Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo), conforme informou o coronel da PM Adilson Tolentino, que integra o Gabinete de Gestão Integrada formado para acompanhar o processo eleitoral.

O número de ocorrências chega a 189, das quais 109 pela prática da boca de urna, 44 por propaganda eleitoral irregular, 21 por desobediência à Lei Seca, dez por transporte irregular de eleitores, duas por abuso de poder, duas por corrupção eleitoral e uma ocorrência por fornecimento ilegal de alimento.

O município de Cariacica, na Grande Vitória, é o recordista com 36 registros de crimes eleitorais. A cidade congrega o quarto maior colégio eleitoral do Estado, com 237.278 eleitores. Na sequencia, aparecem os municípios da Serra e de Vila Velha, com 21 ocorrências cada; Vitória, com 16 casos registrados; Linhares, com 14; Cachoeiro de Itapemirim, 13; Guarapari, 9; Muqui, 6; Viana, 6; Mantenópolis, 4; e Aracruz, 3.

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host