03/10/2010 - 14h33

18 urnas eletrônicas são substituídas no Espírito Santo durante a manhã

Isabela Bessa
Especial para o UOL Eleições
Em Vitória

Até o meio-dia deste domingo (3), 18 das 7.433 urnas espalhadas pelos 78 municípios do Espírito Santo tiveram problemas e precisaram ser substituídas, segundo informou o TRE-ES (Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo). De acordo com a Corte, a eleição segue tranquila no Estado.

No Espírito Santo, as urnas eletrônicas são usadas há dez anos. Nestas eleições, os municípios de Viana, na região metropolitana de Vitória, e Castelo, no Sul do Estado, estão entre os 43 do país que realizam a votação por meio de urnas com identificação biométrica. Não há registro de problemas técnicos com esses equipamentos.

Nessas duas cidades, dos quase 70 mil eleitores, 9,7 mil deixarão de votar por não terem se recadastrado a tempo junto à Justiça Eleitoral. Em Viana, o número de títulos cancelados chegou a 7 mil. No Estado são, ao todo, 2.523.185 de eleitores, dos quais 1.224.272 homens e 1.296.394 mulheres. De acordo com os dados do TRE-ES, há 132.955 analfabetos.

O presidente do TRE, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, está percorrendo as seções de votação e deverá votar no decorrer da tarde. A previsão da Justiça Eleitoral é pela conclusão das apurações em até três horas após o encerramento da votação no Estado.

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host