24/09/2010 - 07h00

Lewandowski visita o TRE-ES para conhecer programa de combate à compra de votos

Do UOL Eleições

O ministro Ricardo Lewandowski, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), visita nesta sexta-feira (24) o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Espírito Santo com o objetivo de conhecer o Programa de ética e Transparência Eleitoral (Prete), criado pela Corte estadual.

A iniciativa do TRE-ES tem o objetivo de coibir a prática criminosa da compra de votos, disseminar valores éticos e a transparência no processo eleitoral e incentivar o voto do jovem. O Prete conta com uma rede de parceiros da sociedade civil, movimentos populares, centros comunitários, representações acadêmicas, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil e Associações de Bairros.

A formação de eleitores conscientes sobre o voto como instrumento de participação na vida política, possibilitar a obtenção do título eleitoral aos eleitores de comunidades distantes como quilombolas, pescadores, presos provisórios, indígenas e favelas, através de um cartório eleitoral móvel.

O presidente do TSE já visitou outros 16 TREs para conhecer de perto a realidade e dificuldades de cada estado, conforme suas características. As reuniões já ocorreram no Distrito Federal; no Rio de Janeiro; em São Paulo; em Minas Gerais; no Paraná; no Mato Grosso do Sul; no Ceará; no Rio Grande do Norte; no Pará; no Amazonas; Rio Grande do Sul; Santa Catarina; Amapá; Sergipe; Pernambuco e Alagoas. Os últimos quatro Estados citados tiveram ocorrências pontuais.

Alagoas e Pernambuco, por exemplo, tiveram cidades devastadas pelas chuvas com cartórios eleitorais destruídos, o que exigiu medidas da Justiça Eleitoral para montar locais de votação e tirar novos documentos dos eleitores.

Em Sergipe, um atentado contra o presidente do TRE motivou a ida do presidente ao estado em agosto. No Amapá, o ministro foi acompanhar de perto a situação política do Estado, que recentemente teve o governador e o ex-governador envolvidos em investigações sobre supostos desvios de recursos destinados à educação. Os dois são candidatos à reeleição e ao Senado, respectivamente.

Além disso, o ministro conversou com eleitores para tirar dúvidas durante audiência pública realizada em Pirenópolis, Goiás.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host