04/10/2010 - 00h55

No DF, "onda verde" carrega Marina, mas vira marolinha no Legislativo

Rodrigo Flores
UOL Notícias
Em São Paulo

Marina Silva (PV) conseguiu o que parecia impensável há algumas semanas. A candidata verde contrariou a polarização observada nos 26 Estados do país e superou os rivais Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) nas urnas do Distrito Federal.

Em Brasília, Marina teve expressivos 611.362 votos, ou 41,96% dos 1.457.059 votos válidos. Em segundo lugar aparece Dilma, mais de dez pontos percentuais atrás, com 31,74%. Já Serra, que viveu na capital federal em suas passagens como deputado, senador e ministro, conseguiu 24,3% dos votos válidos.

O resultado é ainda mais significativo quando comparado com outros tradicionais redutos eleitorais de Marina Silva. Em seu Estado natal, o Acre, ela terminou apenas na terceira colocação, com pouco mais de 23% dos votos válidos. Em São Paulo, Estado que a candidata escolheu para instalar o comitê central de sua campanha, Marina também ficou atrás de Dilma e Serra. Em números absolutos, ela teve menos da metade dos votos do adversário tucano.

A força da "onda verde" criada pela campanha de Marina Silva na internet não alavancou votos para o Partido Verde no legislativo. A legenda não conseguiu eleger nenhum deputado federal, senador ou deputado distrital em Brasília.

O candidato a deputado federal mais bem votado do PV no Distrito Federal foi André Lima, com 7.158, distante dos 266.465 votos conseguidos pelo candidato Reguffe (PDT), líder das urnas em Brasília.

O fraco desempenho do PV fica ainda mais evidente no caso da votação para deputado distrital. O partido de Marina não conseguiu emplacar nenhum candidato na lista dos 24 eleitos.

Para o Senado, derrota em dobro. Os dois candidatos do partido não conseguiram se eleger.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host