03/10/2010 - 19h17

Cristovam Buarque e Rollemberg representarão o DF no Senado

Do UOL Eleições
Em São Paulo

O senador Cristovam Buarque (PDT) foi reeleito com 37,27% dos votos. A segunda vaga do Senado pelo Distrito Federal ficou com Rodrigo Rollemberg (PSB), que obteve 33,03%.

O candidato Alberto Fraga (DEM) não conseguiu ser eleito e ficou em terceiro lugar, com 22,87% (480.150 votos).

Disputa no governo
A eleição para governandor no Distrito Federal será definida em segundo turno entre o candidato do PT, Agnelo Queiroz, e a candidata do PSC, Weslian Roriz.

Agnelo obteve 48,4% dos votos válidos, enquanto Weslian teve 31,5%. O candidato do PSOL, Toninho, teve 14,25% dos votos.

A disputa no Distrito Federal teve grandes reviravoltas nos últimos meses. Agnelo Queiroz começou a corrida eleitoral com mais de dez pontos de desvantagem para seu principal oponente na disputa, o ex-senador Joaquim Roriz (PSC).

O petista foi beneficiado pela decisão da Justiça Eleitoral de enquadrar Roriz na Lei da Ficha Limpa e barrar sua candidatura.

Enrolado com a lei, Roriz perdeu popularidade e, no dia 3 de setembro, pesquisa Ibope mostrou que Agnelo o superava pela primeira vez na preferência do eleitorado. Roriz renunciou à candidatura no final de setembro e indicou como sua substituta sua mulher, Weslian. A candidatura de Weslian só foi aceita pelo TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal) um dia antes da eleição, no sábado (2).

 

 

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host