31/10/2010 - 17h34

Jaques Wagner (PT) acompanha apuração com Dilma e segue em viagem de férias

Heliana Frazão
Especial para o UOL Eleições
Em Salvador

O governador do Estado da Bahia Jaques Wagner (PT) embarcou às 15 horas (horário local) para Brasília, onde acompanhará a apuração ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff. Ele seguiu acompanhado pela primeira-dama, Fátima Mendonça, e pelos senadores eleitos, Lídice da Mata e Walter Pinheiro, ambos do PT. Wagner votou cedo, pro volta das 9h30, em Arembepe, município de Camaçari.

Mesmo que se confirme a eleição de Dilma, logo mais à noite, Wagner não se juntará à militância baiana nas comemorações. De Brasília ele segue em viagem de férias, que ele prefere chamar de descanso, de uma semana, para a Argentina. A expectativa de retorno do governador é o próximo final de semana.

“Domingo (7) começo a trabalhar. Mas, enquanto eu estiver fora, aqui, as pessoas não param nem a gestão, nem a atuação política”, disse o governador, que afirmou também não ter pressa em anunciar o secretariado para a sua próxima gestão, embora, garanta, haverá mudanças. “Não tenho pressa. Não tenho que entregar tudo em dezembro, porque eu continuo no governo. Agora, vai ter mudança, movimentações de fusão, criação de secretaria, tudo em função do que a gente analisou”, disse.

Aposta na abstenção

O presidente estadual do PSDB, Antonio Imbassahy, acredita que o fim de semana prolongado pelo ferido de Finados poderá favorecer o candidato do seu partido à Presidência, José Serra, na Bahia. “Estamos observando índices de abstenção bem superiores aos do primeiro turno, tanto na capital quanto no interior e isso, juntamente com a grande movimentação pró-Serra que observamos em todo o Estado, nos últimos dias, contribuirá para reduzir significativamente a diferença entre a candidata petista e Serra, aqui na Bahia”, disse Imbassahy. 

O líder tucano mostrou-se ainda confiante em razão da biografia do candidato do PSDB, mas afirmou que, agora, depende só da vontade da população, que é soberana.

Prisões

Até as 14h30 desta tarde, 35 pessoas tinham sido presas por crime eleitoral , segundo informou o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Durante a manhã, o Estado foi o que mais registrou ocorrências relacionadas a este tipo de crime. A assessoria do órgão informou que os casos aconteceram no interior da Bahia, mas que ainda não há dados sobre as cidades, o nome dos detidos e as circunstâncias das prisões. Foram substituídas 115 urnas até as 15h na Bahia, sendo 11 em Salvador.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host