03/10/2010 - 11h40

Principais candidatos ao governo da Bahia já votaram

Heliana Frazão
Especial para o UOl Eleições
Em Salvador
  • Jaques Wagner, do PT, vota

  • Geddel Vieira Lima, do PMDB

Os três principais candidatos ao governo da Bahia, o governador Jaques Wagner (PT), o ex-governador Paulo Souto (DEM) e o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), escolheram o período da manhã para votar. Apesar da boca de urna e alguns poucos incidentes, a votação transcorre e clima de tranqüilidade em todo o Estado. Apenas o trânsito está bastante intenso em diversas vias de Salvador, devido a ida dos eleitores para as seções eleitorais. Até as 10 horas o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) havia 33 urnas quebradas, sete delas na capital, Salvador.

Jaques Wagner (PT) votou por volta das 10 horas no Colégio Municipal Professora Lídia Coelho, em Arembepe, município de Camçari. Ele chegou ao local de helicóptero acompanhado da primeira-dama, Fátima Mendonça, dos candidatos ao senador Walter Pinheiro e Lídice da Mata entre outros petistas como o ministro da Cultura, Juca Ferreira e o prefeito de Camaçari, Luís Caetano. Quando o governador chegou, a seção eleitoral já estava a sua espera e ele não pegou fila.

Já Paulo Souto chegou pouco depois das 9hs ao colégio Pedro Calmon, em Jardim Armação, orla de Salvador, acompanhado da esposa, Isabel Souto, e dos candidatos ao Senado, José Carlos Aleluia,e do deputado federal ACM Neto. Diferentemente de Wagner, Paulo Souto esperou na fila por cerca 45 minutos, para depositar o seu voto. Ao sair disse ter cumprido o seu papel.

“Agora é esperar o resultado das urnas. Estamos tranquilos. Tenho consciência de que cumpri o meu papel, advertindo a todos para problemas sérios enfrentados pela Bahia. Se a população esta satisfeita ou não, as urnas vão dizer. A decisão popular é soberana”, declarou.

Geddel votou no bairro do Garcia, na capital baiana, onde chegou por volta das 10h30, acompanhado da mulher Alexandra e dois filhos menores, e demonstrou confiança de que as eleições na Bahia e no Brasil se decidirão em segundo turno.

O peemedebista admitiu que a perda do apoio da candidata do PT Dilma Rousseff impôs dificuldades e mau estar à sua campanha. “Mas vamos esperar o resultado das urnas. O meu sentimento, por tudo que vi nas minhas viagens pelo interior e intensas caminhadas pela capital, é de que haverá segundo turno. Mas o povo é quem decide, quem ganhar vai governar e a quem perde cabe aplaudir quem ganha e fazer oposição”, concluiu.

Pesquisa Datafolha divulgada na noite de sábado conferiam 58% das intenções de voto ao governador Jaques Wagner (PT), que busca a reeleição. Paulo Souto (DEM), contabilizou 21% e Geddel Vieira Lima, do PMDB, 16%.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host