03/10/2010 - 14h06

No maior colégio eleitoral de Salvador, eleitores esperam mais de meia hora na fila para votar

Daniella Jinkings
Enviada especial da Agência Brasil a Salvador (BA)

No colégio estadual Luiz Viana, no bairro de Brotas, em Salvador, os eleitores esperam mais de 30 minutos para votar. Cerca de 17 mil eleitores votam na escola, que é o maior colégio eleitoral da capital baiana e tem 160 mesários trabalhando em 40 seções.

A professora Lusitana Torres ficou mais de 35 minutos na fila. Segundo ela, as pessoas estão demorando para votar. "Nessa seção só tem duas cadeiras, além disso, as pessoas estão demorando muito para votar. Está muito desorganizado." Para o estudante Rodrigo Verger, o pleito está igual aos anos anteriores. "Acho que está a mesma coisa das outras eleições, só que com mais candidatos. A votação está lenta, entrei na fila há cinco minutos, mas acho que vou ficar pelo menos uns 20 esperando."

De acordo com a analista judiciária da 6ª Zona do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, Andréa Silva, a votação está ocorrendo tranquilamente. "Os mesários compareceram em peso. Não houve quase nenhuma ausência. Apenas uma urna não ligou, mas já foi substituída. Isso ocorreu antes da entrada dos eleitores. Segundo ela, 50% dos mesários da zona eleitoral são voluntários. "Quando o mesário não falta, tudo corre bem."

A estudante Barbará Campera, de 18 anos, votou pela primeira vez. Segundo ela, não houve problemas durante a votação. "Sempre vinha acompanhando a minha mãe. Hoje foi bem rapidinho. A escolha dos candidatos não foi difícil, pois como trabalho no estado, já tinha uma ideia em quem votar."

Para o casal Maria de Lourdes Jambeiro, 72 anos, e Lindolpho Silva, 78 anos, votar é um ato importante mesmo que o voto não seja mais obrigatório depois dos 65 anos. Mesmo desapontados com a política do país, eles fizeram questão de escolher seus representantes. "Acho bom [votar], embora todos os políticos sejam a mesma coisa. Estou desiludida com a política mas vou votar", disse Maria de Lourdes.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host