03/10/2010 - 21h29

Com apoio "exclusivo" de Lula na Bahia, Jaques Wagner é reeleito governador

Do UOL Eleições
Em São Paulo
  • Jaques Wagner durante campanha em Jaguarari, interior da Bahia

    Jaques Wagner durante campanha em Jaguarari, interior da Bahia

Carioca de nascimento e baiano de coração, como gosta de dizer, o governador reeleito da Bahia, Jaques Wagner, enfrentou uma eleição sem muitos percalços. Com uma aprovação de mais de 40% do eleitorado desde maio deste ano, o petista consolidou a força do partido no Estado com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Apesar da tranquilidade com as pesquisas de intenção de voto que há meses o colocavam na liderança, Wagner teve que dividir o apoio de Lula com o adversário e ex-ministro do presidente Geddel Vieira Lima (PMDB).

O acordo para aliança nacional PT-PMDB previa dois palanques no Estado. A coligação vencedora "Pra Bahia Seguir em Frente" é composta por PT, PP, PSB, PDT, PCdoB, PRB, PSL e PHS.

A situação ficou mais ou menos estável, com alguns constrangimentos de parte a parte, até meados de setembro, quando azedou de vez.

Lula já vinha manifestando apoio claro a Wagner desde o lançamento da campanha, mas quando a candidata do presidente à Presidência da República negou apoio ao candidato do PMDB, o acordo azedou.

O PMDB do ex-ministro do governo Lula retirou todas as imagens do presidente e de Dilma na reta final da campanha. O candidato a vice na chapa a presidente do PT, o peemedebista Michel Temer foi à Bahia para tentar amenizar a crise.

Temer disse que entendia a posição da companheira de chapa e via na decisão uma opção partidária. Havia o temor que, contrariado, Geddel manifestasse apoio à candidata do PV, Marina Silva.

Dados do governador eleito

Nome Jaques Wagner
Data de nascimento 16/03/1951
Escolaridade Superior Incompleto
Ocupação Governador
Patrimônio R$818.952,92

Trajetória

Nascido em 1951, engenheiro por formação, Wagner começou na política na época da faculdade no Rio de Janeiro. Participou do movimento estudantil, foi perseguido pelo regime militar e acabou indo para a Bahia, em 1974, onde conseguiu o primeiro emprego na indústria petroquímica.

Em Salvador, entrou para o movimento sindical, onde conheceu Lula. Ajudou a fundar o PT e foi o primeiro presidente do partido na Bahia. Em 1990, foi eleito deputado federal, reelegendo-se em 1994. Disputou pela primeira vez eleição para o governo da Bahia em 2002.

No governo Lula, foi ministro do Trabalho e Emprego e assumiu a Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento
Econômico e Social da Presidência da República. No auge da crise do mensalão, foi o articulador político do governo como ministro das Relações Institucionais.

Jaques Wagner é casado, pai de três filhos e um enteado.

 

Principais propostas

Combater a fome, ampliando o Sistema Estadual de Segurança Alimentar
Ampliar o Água para Todos, programa de abastecimento de água e saneamento
Garantir a universalização do ensino de qualidade na rede estadual, promovendo a inclusão digital
Ampliar a rede de ensino profissionalizante, criar novos convênios internacionais para qualificação técnica
Promover a igualdade de gêneros e a autonomia das mulheres

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host