31/10/2010 - 19h38

De virada, Capiberibe é eleito governador no Amapá

Do UOL Eleições
Em São Paulo

Após uma virada que se consolidou a duas semanas das eleições e com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Camilo Capiberibe (PSB) venceu a disputa e foi eleito governador do Amapá, derrotando o candidato Lucas Barreto (PTB). 

A disputa pelo governo do Amapá chegou ao segundo turno depois de uma tumultuada campanha, que incluiu a prisão de um dos candidatos, o atual governador, Pedro Paulo Dias de Carvalho (PP), detido em razão da Operação Mãos Limpas, da Polícia Federal, no dia 10 de setembro. 

Outras 17 pesssoas foram presas, acusadas de participação em uma organização criminosa que teria desviado recursos públicos do Amapá e da União. Também foi preso o ex-governador e candidato ao Senado Waldez Goés (PDT). Depois, os candidatos foram liberados pela Justiça. 

Os dois candidatos presos tiveram seus registros aprovados pela Justiça Eleitoral. Continuaram concorrendo enquanto a Justiça Eleitoral não se pronunciou. Se fossem eleitos, poderiam ter de deixar o cargo caso fossem cassados após a diplomação. O nome deles continuou na urna eletrônica. 

Dados do governador eleito

Nome Camilo Capiberibe (PSB)
Data de nascimento 23/05/1972
Escolaridade Superior completo
Ocupação Deputado
Patrimônio R$ 93.000,00

O episódio causou desconforto entre os petistas do Estado. Isso porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, apoiaram Waldez Góes. Logo após a prisão, o PT do Amapá divulgou uma carta dirigida à direção nacional do partido e à coordenação da campanha de Dilma, criticando o apoio. 

O documento, assinado por dirigentes e alas do PT no Amapá, disse ainda que a participação de Lula no programa de Góes, pedindo votos para o pedetista, "causou um profundo constrangimento" à direção da legenda no Estado. 

Biografia
Camilo Capiberibe, 38, nasceu em Santiago do Chile, onde seus pais viviam exilados pela ditadura militar. É formado em direito pela PUC de Campinas e estudou ciências políticas na Universidade de Montreal, no Canadá. 

Iniciou a militância no movimento estudantil. Em 2006, foi eleito deputado estadual pelo PSB. Na Assembleia Legislativa, presidiu duas vezes a Comissão de Direitos Humanos e, entre projetos aprovados, criou o programa Crédito para a Juventude, o que estabelece o financiamento da Universidade Estadual (UEAP) e o que concede isenção fiscal aos mototaxistas e motoboys na compra de motos novas. 

Camilo é filho de João Capiberibe (PSB), ex-governador e ex-senador cassado por compra de votos no Esdato. Candidato neste ano, João concorreu sub judice, após ter sido barrado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com base na Lei da Ficha Limpa.

Propostas

Planejamento estratégico a partir do zoneamento ecológico, econômico e social do Estado, valorizando o servidor e o serviço público, recompondo a capacidade e função de planejar, gerir e induzir novas práticas e saberes para o desenvolvimento do Amapá
Participação popular na gestão do Estado desenvolvendo o orçamento participativo para decisão das políticas públicas, criando canais de diálogo com a base, rompendo com a cultura dominante e centralizadora, burocrática do Estado
Transparência na arrecadação e gasto do dinheiro público criando mecanismos de controle da ação do Estado pela sociedade, rompendo assim, com o centralismo da máquina pública
Descentralização do dinheiro público para efetivação das políticas públicas melhorando a qualidade e a democratização dos serviços públicos primando com eficácia, efetividade e eficiência a administração pública
Desenvolvimento econômico combatendo as desigualdades sociais com foco na preservação e proteção do meio ambiente

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host