29/09/2010 - 01h39

No Amapá, candidato preso estreia em último debate antes da eleição

Especial para o UOL Eleições
Em Macapá

O governador do Amapá, Pedro Paulo Dias de Carvalho (PP), preso pela Operação Mãos Limpas, da Polícia Federal, no último dia 10 de setembro, participou pela primeira vez de um debate entre candidatos ao governo do Estado. O debate aconteceu na noite desta terça-feira (28), levado ao ar pela TV Amapá, afiliada da Rede Globo.

Dos cinco candidatos ao governo, quatro participaram: Lucas Barreto (PTB), que lidera as pesquisas, Jorge Amanajás (PSDB), Camilo Capiberibe (PSB) e Pedro Paulo Dias (PP). Apenas o candidato do PSTU, Genival Cruz, não participou.

Pedro Paulo foi poupado pelos adversários sobre a prisão, inclusive pela oposição. Ele deixou para as considerações finais o assunto Operação Mãos Limpas, afirmando que lhe tiraram a liberdade sem que houvesse qualquer acusação. Ele repetiu que nem sequer foi ouvido pela PF, apesar de ter passado nove dias preso, e tentou envolver os outros três candidatos na operação, dizendo que seus nome constavam do inquérito.

Capiberibe e Barreto pediram direito de resposta, e desmentiram Pedro Paulo Dias. Jorge Amanajás não pediu o aparte. Ele também é investigado. Sua casa foi alvo de mandado de busca e apreensão e ele foi conduzido coercitivamente para prestar depoimento na Polícia Federal no dia que foi deflagrada a operação. Amanajás é presidente da Assembleia Legislativa, que também foi alvo de busca e apreensão.

O debate só esquentou quando o senador José Sarney (PMDB) passou a ser citado. Capiberibe disse que Barreto é apoiado por Sarney. Barreto negou e lembrou que João Capiberibe, pai do candidato, já foi apoiado pelo menos duas vezes por Sarney: em 1994, quando se elegeu governador e em 1998 quando foi reeleito e também ajudou Sarney a se reeleger senador.

Capiberibe disse que Lucas Barreto foi nomeado assessor do Senado através de ato secreto. Barreto revidou, dizendo que Camilo e sua irmã foram fantasmas do Senado à época em que o pai, João Capiberibe, era senador.

Barreto está em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, e Capiberibe em terceiro, de acordo com o Ibope.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host