10/09/2010 - 17h42

Em carta, PT do Amapá critica apoio de Lula e Dilma a candidato ao Senado preso

Andréia Martins
Do UOL Eleições
Em São Paulo
  • Reprodução

    Lula, Dilma, o governador do Amapá, Pedro Paulo (PP), e o ex-governador Waldez Góes (PDT)

O apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, aos candidatos ao Senado Waldez Góes, do PDT, e Gilvam Borges, do PMDB, não agradou a direção estadual do partido.

Nesta sexta-feira (10), o PT do Amapá divulgou uma carta dirigida à direção nacional do partido e à coordenação da campanha de Dilma, criticando o apoio às coligações adversárias já que no Estado, o PT está coligado com o PSB, tendo como candidatos ao Senado o professor Marcos (PT) e João Capiberibe (PSB).

Na carta, o PT estadual alega ter optado por romper com o governo Waldez Góes “depois de ter sido tratado como partido de ‘segunda categoria’ tanto pelo PDT de Waldez Góes, quando pelo PP do atual governador e candidato a reeleição Pedro Paulo”.

Também nessa sexta, Góes e Pedro Paulo foram presos durante a Operação Mãos Limpas, da Polícia Federal, acusados ao lado de outros 17 detidos de participar de uma organização criminosa que teria desviado recursos públicos do Amapá e da União.

O documento, assinado por dirigentes e alas do PT no Amapá, diz ainda que a participação de Lula no programa de Góes, pedindo votos para o pedetista, “causou um profundo constrangimento” à direção da legenda no Estado e pede que Lula, Dilma e outros ministros “respeitem as decisões e deliberações do encontro estadual do PT do Amapá que definiu uma aliança com o PSB, e não gravem mais programas para candidatos que não pertencem ao arco de aliança que optamos no estado”.

A carta termina dizendo que “se um militante do PT do Amapá pedisse voto para os candidatos do PSDB em 2002, 2006 ou até mesmo agora em 2010 seria exatamente a mesma coisa que o nosso ilustre companheiro Lula o fez no Amapá, pedindo voto para Waldez Góes”.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host