14/09/2010 - 10h00

Lula ignora Collor e grava apoio a Ronaldo Lessa, barrado pela Ficha Limpa

Carlos Madeiro
Especial para o UOL Eleições
Em Alagoas
  • Presidente Lula declarou apoio a Ronaldo Lessa (PDT) em Alagoas

    Presidente Lula declarou apoio a Ronaldo Lessa (PDT) em Alagoas

Faltando 20 dias para as eleições, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apareceu, nesta segunda-feira (13), pela primeira vez, no programa eleitoral de TV em Alagoas declarando apoio ao candidato ao governo Ronaldo Lessa (PDT), que teve a candidatura barrada pela lei do "Ficha Limpa". Lessa ainda pode recorrer. Até então, a única gravação feita pelo presidente no Estado havia sido para o senador Renan Calheiros (PMDB), que disputa a reeleição.

A gravação pôs fim a uma batalha do PDT nacional e do diretório do PT no Estado -que indica o vice na chapa do ex-governador- para confirmar que Lessa é o candidato do presidente em Alagoas. Até então, além de Lessa, o senador Fernando Collor de Mello (PTB) também se intitulava candidato de Lula e da presidenciável Dilma Rousseff (PT). Para a coligação de Lessa, a gravação põe fim à dúvida e fortalece Lessa na sucessão pelo governo estadual.

No vídeo de 30 segundos, Lula pede o voto dos alagoanos para Lessa. "Meus amigos e minhas amigas de Alagoas. Ronaldo Lessa já foi um governador testado e aprovado pelo povo alagoano. Com ele, não tenho dúvidas: Alagoas vai voltar a crescer como o Brasil está crescendo, com desenvolvimento econômico e social, com mais educação e saúde e muito mais segurança. Por isso, peço ao querido povo de Alagoas, que, para governador, vote em Ronaldo Lessa", disse.

Ficha Limpa

Depois de conquistar a declaração de Lula, o candidato ao governo de Alagoas se prepara agora para o julgamento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que deve apreciar ainda esta semana a ação que pode confirmar a cassação do registro de candidatura de Lessa, com base da Lei do Ficha Limpa.

Segundo decisão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Alagoas, Lessa se enquadra na nova lei de inelegibilidade porque foi condenado em 2004, por colegiado eleitoral, por conta de abuso de poder econômico durante a campanha para eleição de prefeito em Maceió. Lessa foi condenado no tribunal alagoano, no dia 5 de agosto, por seis votos a um.

O PDT nacional havia divulgado anteriormente uma nota em que critica a decisão do TRE-AL  de barrar a candidatura de Lessa e a chama de "política".

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host