31/08/2010 - 13h46

Em Alagoas, único governador do PSDB no Nordeste ignora Serra e se mostra aliado de Lula

Carlos Madeiro
Especial para o UOL Eleições
Em Maceió

Único governador do PSDB no Nordeste e em busca da reeleição, o alagoano Teotonio Vilela Filho (PSDB) passou a usar imagens ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na propaganda eleitoral gratuita na TV. Porém, passados 15 dias do início da propaganda eleitoral, governador, que ocupa apenas a terceira colocação nas pesquisas em Alagoas, ainda não pediu votos, apresentou imagens ou mesmo citou o nome do presidenciável do partido, José Serra.

Na última sexta-feira e nesta segunda-feira, o programa do candidato à reeleição no Estado apresentou imagens do presidente entregando o “diploma de mérito de reconhecimento à vida”, recebido no dia 18 de junho, em Brasília. Os programas ainda mostraram mais três fotografias, onde Vilela e Lula aparecem juntos em outros eventos, trocando sorrisos e apertando as mãos. Em seus discursos, o governador afirma sempre que o presidente Lula é um parceiro do governo de Alagoas.

Em Alagoas, os outros dois principais candidatos chegaram a brigar judicialmente pelo direito de usar o nome e imagens de Lula e da presidenciável Dilma Rousseff (PT). Após lançar um jingle citando que Lula e Dilma apoiaria Fernando Collor de Mello (PTB), a coligação "Frente Popular por Alagoas", que inclui o PT, conseguiu na Justiça uma decisão impedindo que o ex-presidente citasse os dois nomes em propagandas eleitorais.

O uso das imagens e Lula pelo PSDB no Estado foi duramente criticado pelo diretório PT de Alagoas. “O que ele acabou de produzir se constitui em fraude política, numa tentativa grosseira de confundir o eleitorado”, afirmou, em nota divulgada à imprensa, o presidente do PT e candidato a vice-governador de Ronaldo Lessa (PDT), Joaquim Brito.

O PT informou ainda que vai apresentar uma representação na Justiça Eleitoral questionando o uso das imagens do presidente. “Ele está agindo com oportunismo, talvez até cometendo ilegalidade perante a legislação eleitoral. Por que ele esconde o seu candidato a presidente? Até hoje José Serra não apareceu no programa majoritário do PSDB alagoano” questionou Brito.

A explicação para o uso das imagens de Lula pode estar no desempenho do candidato do PSDB à presidência no Nordeste. Na última pesquisa Datafolha, José Serra aparecia com 21% das intenções de voto na região, contra 60% de Dilma Rousseff (PT), líder na corrida presidencial. A diferença entre os dois é a maior entre as cinco regiões do país.

Segundo pesquisa Ibope, encomendada pela TV Gazeta , Ronaldo Lessa lidera a corrida pelo governo de Alagoas com 29% das intenções de voto, seguido por Fernando Collor de Mello (PTB), com 28%, e Teotonio Vilela, com 24%.

Para tentar reverter o quadro, além de usar Lula, o governador anunciou que deve contar, a partir desta semana, com o apoio do prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP), que se manteve distante da disputa eleitoral até o momento. Almeida era líder das pesquisas eleitorais para o governo do Estado e teve a maior votação proporcional entre as capitais do país, com 82% dos votos válidos, na eleição de 2008, quando garantiu a reeleição.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host