29/07/2010 - 20h23

Em novo jingle, Collor omite Dilma e Lula, mas diz "que o povo sabe quem tá apoiando quem"

Carlos Madeiro
Especial para o UOL Eleições
Em Maceió

O senador e candidato ao governo de Alagoas, Fernando Collor de Melo (PTB), lançou nesta quinta-feira (29) uma nova versão do jingle de campanha sem os nomes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff.

Apesar de omitir os nomes na nova versão, Collor deixou o recado implícito de que Dilma e Lula o apóiam em Alagoas. “Não adianta, o povo sabe quem tá apoiando quem. O povo tá decidido e vai apoiar também”, diz o novo trecho, que substitui: “É Lula apoiando Collor, é Collor apoiando Dilma pelos mais carentes. E os três pelo bem da gente”.

Nesta quarta-feira (28), a Justiça proibiu que Collor utilizasse os nomes dos petistas em qualquer tipo de propaganda eleitoral, alegando que só é permitido o uso de citação de políticos de partidos coligados, o que não é o caso --já que o PTB não está coligado com o PT nem em âmbito estadual, nem nacional.

A ação foi proposta pela coligação “Frente Popular por Alagoas”, encabeçada pelo ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), com a participação dos principais partidos que compõem aliança com Dilma, entre eles PT, PMDB e PCdoB.

Hoje (29), o assessor jurídico da coligação de Collor -- “O povo no governo”--, Fábio Ferrário, recorreu da decisão do juiz Antônio Carlos Gouveia e pediu autorização para utilizar o nome do presidente e da ex-ministra.

“O juiz foi induzido a um erro. O artigo 45, parágrafo 6º, diz que é permitido o uso de imagens de figuras políticas nacionais por candidatos locais. Em nenhum momento Lula ou Dilma pediram para retirar o nome”, afirmou.

Na semana passada, o diretório estadual do PT solicitou à direção nacional do partido uma carta oficial pedindo a retirada dos nomes de Dilma e Lula das propagandas de Collor, mas o documento não foi enviado a Alagoas.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host