13/07/2010 - 14h38

MPE de AL impugna candidatura de Heloísa Helena e de mais 56 integrantes do PSOL

Carlos Madeiro
Especial para o UOL Eleições
Em Maceió

O MPE (Ministério Público Eleitoral) de Alagoas entrou com ação de impugnação de todos os 57 candidatos do partido no Estado, alegando falta de documentação no registro das candidaturas. Os pedidos foram entregues ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Entre os candidatos afetados, estão a vereadora de Maceió e presidente nacional do partido, Heloísa Helena, que disputa vaga no Senado, e o presidente do diretório estadual e candidato ao governo, Mario Agra.

A assessoria do MPE informou ao UOL Eleições que o procurador eleitoral, Rodrigo Tenório, não poderia dar declarações sobre as ações, já que estaria concluindo as demais impugnações que devem ser feitas ainda nesta terça-feira (13).

Segundo o advogado do PSOL, Johann Magnus Almeida, o partido não foi comunicado ainda da impugnação. “Tomamos conhecimento pela Internet. O curioso é que já existem dois casos de ações, junto ao TRE, em que a imprensa divulgou antes de sermos notificados. Estamos aguardando para saber quais os motivos desse pedido e saber que forma amos agir. Por enquanto não posso dar detalhes porque não temos conhecimento ainda”, disse.

Mesmo sem conhecimento do motivo dos pedidos do MPE, Almeida acredita que o problema será resolvido e não resultará em veto às candidaturas. “Existe o princípio do contraditório. Com certeza o MPE percebeu alguma falha, e o tribunal vai nos dar o direito à defesa. Vou agora à tarde lá para tentar mais informações. Mas isso não é insanável, com certeza sanaremos a irregularidade”, afirmou o advogado.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host