04/10/2010 - 13h10

TRE do Acre só deve finalizar apuração à tarde

Luana Lourenço
Da Agência Brasil
Em Rio Branco (AC)

O Acre será o último estado do país a finalizar a apuração dos votos das eleições de ontem (3). A previsão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é que a contagem seja concluída às 15h (horário local). O tribunal ainda não confirma a vitória do candidato do PT ao governo, Tião Viana, que se autodeclarou eleito e participou de festa de comemoração na madrugada de hoje (4) no centro de Rio Branco.

Com 99,5% das urnas apuradas, matematicamente Viana está eleito, mas o TRE informou que só irá homologar o resultado após a apuração dos votos de cerca de 15 urnas. Os equipamentos estão em comunidades indígenas e ribeirinhas de difícil acesso, no interior do estado, e tiveram problemas com a transmissão dos dados por satélite. Helicópteros da Força Aérea Brasileira partiram de manhã para levar as urnas às sedes dos municípios para que a contagem seja finalizada.

Até agora, Tião Viana tem 50,4% dos votos, contra 49,2% do segundo colocado, Tião Bocalom, do PSDB. O PT, que governa o estado há 12 anos, não esperava uma disputa tão acirrada. As pesquisas de intenção de voto indicavam larga vantagem de Tião Viana em relação ao adversário do PSDB.

Ontem, em entrevista, Tião Viana minimizou o placar quase empatado com o tucano e disse que o importante é a conquista do quarto mandato do PT no estado. “Vencemos, não importa a diferença, importa que venceu a coerência e a capacidade de governar com dignidade”.

Viana disse que agora vai trabalhar pela candidatura de Dilma Rousseff na disputa do segundo turno. No Acre, a candidata do PT perdeu para o tucano José Serra. Amigo pessoal de Marina Silva, o petista deve tentar intermediar um possível apoio da candidata verde a Dilma no segundo turno.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host