02/10/2010 - 12h26

Quinto maior colégio eleitoral do Norte, Acre tem problemas de infraestrutura, educação e desmatamento

Luana Lourenço
Enviada Especial da Agência Brasil
Em Rio Branco

Com cerca de 690 mil habitantes, o Acre vai às urnas amanhã (3) com 470.975 eleitores. Quinto maior colégio eleitoral da Região Norte, o estado tem problemas semelhantes aos vizinhos amazônicos, como infraestrutura de acesso, educação e desmatamento.

Com PIB de cerca de R$ 5,6 bilhões, a principal atividade econômica são os serviços, seguidos pela agropecuária e indústria.

Cerca de 12% do território de 164 mil quilômetros quadrados (km²) do estado foram desmatados, o que representa 1,2% de todo o desmatamento da Amazônia brasileira, segundo cálculo do Instituto de Pesquisa Ambiental (Ipam). Em 2009, o Acre foi o quarto maior desmatador da floresta, com 167 km² de derrubadas, de acordo com os dados consolidados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A eleição de amanhã deve confirmar a hegemonia do PT no governo estadual. O partido está no comando do estado desde 1998, com duas administrações de Jorge Viana e a atual, de Binho Marques. Na disputa, além de Binho Marque (PT), também estão os candidatos do PSDB, Tião Bocalom, e do PRTB, Antonio Neres Gouveia, o Tijolinho.

A candidata do Partido Verde à Presidência, Marina Silva, nasceu e iniciou sua trajetória política no Acre, e foi um dos principais nomes da Frente Popular do Acre, coligação que ainda é a maior força política do estado.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host