11/08/2010 - 18h04

Após briga com jornalista em entrevista no Acre, candidato irá pedir "direito de resposta"

Andréa Zílio
Especial para o UOL Eleições
Em Rio Branco

O ex-deputado federal João Correia (PMDB) disse nesta quarta-feira (11) que irá pedir "direito de resposta" à emissora TV5 depois de trocar agressões com jornalista Demóstenes Nascimento durante entrevista veiculada na terça-feira (10) pela emissora, afiliada à Rede Bandeirantes no Acre.

Candidato e jornalista brigam na TV

“Fui convidado para dar entrevista na TV 5 e o entrevistador contestou minhas respostas, depois começou a me agredir verbalmente, eu revidei todas no mesmo tom. Depois sacou o paletó e tentou me atingir, me agredindo a socos e pontapés”, afirmou Correia, candidato a uma vaga no Senado. O candidato, que buscou orientações no TRE (Tribunal Regional Eleitoral),  também ressaltou que o advogado de seu partido, Mário Mesquita, tomará todas as providências legais contra o jornalista.

Após a confusão, ambos foram ao 8º Distrito Policial de Rio Branco registrar Boletim de Ocorrência. Além disso, Correia, que disputa a vaga ao Senado, procurou a Polícia Federal do Acre na manhã desta quarta-feira (11) . Por meio de nota, a PF confirmou que o candidato esteve na Superintendência para apresentar notícia crime acerca de agressões.

“A Polícia Federal informa que no dia 11 o Sr. João Correia que é candidato à vaga do Senado Federal esteve na Superintendência no Acre para apresentar notícia acerca de agressões físicas e morais sofridas durante gravação de uma entrevista televisiva. A PF irá tomar providências cabíveis e o candidato foi orientado a procurar o TRE para informar o fato ocorrido durante a gravação do programa”, diz o documento.

Outro lado

O advogado da emissora TV 5, Florindo Poersh, diz que já enviou ao TRE o B.O registrado pelo jornalista, e também as fitas brutas com a gravação do ocorrido. “Vamos ao TRE amanhã, informar sobre o ocorrido, porque estamos preocupados com o tratamento isonômico com os candidatos. A entrevista com João Correia não poderia ser transmitida devido ao vocabulário usado pelo candidato”

Poersh diz ainda que vai entrar com ação contra o candidato, por danos morais e agressão física. O jornalista Demóstenes Nascimento se defende. “Fiz a entrevista normal, como fiz com os outros candidatos. Acredito que ele já veio intencionado a não dar entrevista e sim, fazer confusão”. O caso envolvendo o candidato e o jornalista repercutiu na imprensa acriana e nacional. No twitter, o assunto também ganhou grande repercussão, e o vídeo de 45 segundos que mostra momentos do episódio, foi parar no Youtube.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host