UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

24/10/2008 - 23h04

Segundo bloco: Marta explora "cheque despejo"; Kassab tenta ligar petista ao "Mensalão" em debate

Rosanne D'Agostino
Em São Paulo

Os candidatos à Prefeitura de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM) e Marta Suplicy (PT), voltaram a trocar acusações sobre suas gestões na cidade nesta sexta (24), em debate realizado pela TV Globo. No segundo bloco, Marta afirmou que a política habitacional do atual prefeito usa "gás lacrimogêneo" e "cachorro". O candidato do DEM tentou atrelar a adversária ao escândalo do "Mensalão".

Os candidatos estão lado a lado, a cerca de um metro de distância, no confronto mediado pelo jornalista Chico Pinheiro -terceiro e último do segundo turno na capital paulista. Em uma hora e meia, eles trocam questionamentos por quatro blocos. No primeiro e no terceiro, cada um faz duas perguntas ao adversário com tema livre. No segundo e quarto, as questões são sobre temas determinados, previamente sorteados. O quinto bloco é reservado às considerações finais.

Segundo bloco



Na primeira pergunta do segundo bloco, Marta Suplicy questionou Kassab sobre sua política para os ambulantes. "Somos a favor daqueles que trabalham com honestidade. É possível fiscalizar aqueles que trabalham com carga pirata", disse o candidato, que citou a Lei Cidade Limpa. "Quando eu entrei na prefeitura, ela estava contaminada pela corrupção da gestão Pitta, da qual o senhor fazia parte", desviou Marta, que citou a volta da Máfia dos Fiscais na atual gestão. "O procurador-geral da República chamou de 'quadrilha' e eu nunca ouvi você se afastar. Eu me afastei do Pitta", retrucou Kassab citando envolvidos no escândalo do "Mensalão".

Em seguida, ambos falaram sobre habitação. Marta aproveitou para ler documento da prefeitura que, segundo ela, é enviado para despejar moradores. "Tentou expulsar o pessoal do Jardim Edite de lá, usou gás lacrimogêneo e cachorro. Essa é a sua política habitacional", disse Marta levantando a voz. "Você abandonou os mutirões começados por Mario Covas. É importante discutir políticas públicas, e não um documento que não se sabe de onde veio", respondeu o candidato à reeleição. Em seguida, Marta disse que chorou ao visitar favela onde ele deixou um "muro de Berlim", no Jardim Cabuçu, no Jaçanã.

"Você continua a maldade do Pitta de tirar a criança da creche com três anos", continuou Marta sobre o tema. "Vaga em creche significa vaga para crianças de zero a três anos", argumentou o candidato. Marta, mais uma vez, levantou a voz ao afirmar que não há vagas suficientes na cidade. "Nós fizemos 45 mil vagas", defendeu-se Kassab.

Por fim, Kassab disse que Marta deixou a cidade carente de iluminação pública. "Segurança não é só iluminação. E a Secretaria de Segurança que você extinguiu? O narcotráfico voltou para a porta da escola", alfinetou a ex-prefeita.

Primeiro bloco



A primeira pergunta partiu de Kassab, que deu início com um ataque à adversária ao questioná-la sobre com ela deixou a "cidade quebrada". "Você entregou a cidade com 92 obras paradas, dívidas", disse o candidato. "Tive as contas aprovadas. Lembro quando Serra começou a dizer essa politicagem de que essa cidade estava quebrada. Eu imagino se recebesse de você", respondeu a petista. "Eu acho inacreditável ficarem falando. Se recebessem a prefeitura como eu recebi. Eu entreguei a cidade em ordem, contas em ordens."

PRIMEIRO BLOCO

Kassab ataca "cidade quebrada"; Marta cita Pitta em debate na Globo



Em seguida, Marta imitou o adversário e trouxe um documento no qual leu uma lista, o "cheque despejo" que, segundo ela, é a carta enviada por Kassab aos moradores que terão suas casas desapropriadas. "Acho importante fazer um debate sobre São Paulo", desviou Kassab, chamando o documento de "pegadinha". "Não sei se é verdadeiro [esse documento]. Nós temos política pública de habitação", completou.

Início



Os candidatos chegaram à sede da emissora por volta das 21h no Brooklin. Apenas a TV Globo foi autorizada a realizar entrevistas na chegada, enquanto os demais jornalistas devem esperar até o final para conseguir declarações sobre o embate.


Pela primeira vez nos seis debates realizados desde o início da corrida eleitoral, Marta trouxe a militância ao debate. Em seus sites de campanha, que devem sair do ar até a meia noite desta sexta, os candidatos publicam notas sobre o confronto.

Veja mais notícias de eleições na cidade de São Paulo - SP

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host