UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

24/10/2008 - 22h41

Primeiro bloco: Kassab ataca "cidade quebrada"; Marta cita Pitta em debate na Globo

Rosanne D'Agostino
Em São Paulo

Os candidatos à Prefeitura de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM) e Marta Suplicy (PT), voltaram a trocar acusações sobre suas gestões na cidade nesta sexta (24), em debate realizado pela TV Globo. Enquanto Marta tentou atrelar o candidato à reeleição à administração Celso Pitta, o atual prefeito afirmou que a adversária deixou a "cidade quebrada".

Os candidatos estão lado a lado, a cerca de um metro de distância, no confronto mediado pelo jornalista Chico Pinheiro -terceiro e último do segundo turno na capital paulista. Em uma hora e meia, eles trocam questionamentos por quatro blocos. No primeiro e no terceiro, cada um faz duas perguntas ao adversário com tema livre. No segundo e quarto, as questões são sobre temas determinados, previamente sorteados. O quinto bloco é reservado às considerações finais.

Primeiro bloco



A primeira pergunta partiu de Kassab, que deu início com um ataque à adversária ao questioná-la sobre com ela deixou a "cidade quebrada". "Você entregou a cidade com 92 obras paradas, dívidas", disse o candidato. "Tive as contas aprovadas. Lembro quando Serra começou a dizer essa politicagem de que essa cidade estava quebrada. Eu imagino se recebesse de você", respondeu a petista. "Eu acho inacreditável ficarem falando. Se recebessem a prefeitura como eu recebi. Eu entreguei a cidade em ordem, contas em ordens."

Em seguida, Marta imitou o adversário e trouxe um documento no qual leu uma lista, o "cheque despejo" que, segundo ela, é a carta enviada por Kassab aos moradores que terão suas casas desapropriadas. "Acho importante fazer um debate sobre São Paulo", desviou Kassab, chamando o documento de "pegadinha". "Não sei se é verdadeiro [esse documento]. Nós temos política pública de habitação", completou.

Kassab também questionou Marta sobre a área da educação e voltou a alfinetar a candidata, afirmando que ela deixou o "turno da fome" na cidade, em referência ao horário nas escolas públicas municipais. "Nós nos esforçamos muito. Fizemos CEUs, EMEI, creche, demos merenda que, na sua gestão com o Pitta, era de quinta categoria", disse Marta.

"Os professores e os servidores sabem como foram tratados na sua gestão. E a nossa gestão priorizou acabar com as escolas de lata que você deixou", afirmou Kassab. "Você cansa de repetir, mas essas escolas você que fez com o Pitta, e você era secretário de Planejamento", cutucou a petista.

Na última pergunta do primeiro bloco, os candidatos falaram sobre trânsito. Enquanto Marta acusou Kassab de ter provocado uma situação de caos no transporte no município, Kassab defendeu que investiu na área. "Não queremos colocar o nome em placa", disse o candidato. "Governar não é estar fazendo, governar é fazer, e a realidade é que você não fez", finalizou Marta.

Início


Os candidatos chegaram à sede da emissora por volta das 21h no Brooklin. Apenas a TV Globo foi autorizada a realizar entrevistas na chegada, enquanto os demais jornalistas devem esperar até o final para conseguir declarações sobre o embate.


Pela primeira vez nos seis debates realizados desde o início da corrida eleitoral, Marta trouxe a militância ao debate. Em seus sites de campanha, que devem sair do ar até a meia noite desta sexta, os candidatos publicam notas sobre o confronto.

Veja mais notícias de eleições na cidade de São Paulo - SP

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host