UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

22/10/2008 - 18h49

Ministério Público dá parecer favorável à impugnação da candidatura de Kassab

Rosanne D'Agostino
Em São Paulo
(texto atualizado às 19h25)

O promotor eleitoral Eduardo Rheingantz apresentou parecer favorável à ação em que Marta Suplicy (PT) pede a impugnação da candidatura de Gilberto Kassab (DEM), com quem disputa a Prefeitura de São Paulo.

  • Folha Imagem/15.out.2008

    Em solenidade no dia 15, Kassab (DEM) repassou R$ 198 milhões ao governo do Estado para investimentos em obras do metrô. No ato --em que recebeu uma réplica de um cheque de um metro e meio das mãos de Kassab--, o governador José Serra (PSDB) exaltou a parceria com o prefeito.

O parecer do procurador é levado em conta pelo juiz eleitoral no momento de proferir a decisão final no processo. A representação ainda será julgada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) da capital paulista, e Kassab só tem a candidatura cassada caso a decisão seja confirmada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O TRE deve julgar o pedido nos próximos dias. O TSE anunciou que vai acelerar o julgamento dos recursos de impugnação de candidaturas para que não haja atraso até a posse dos eleitos.

A representação foi protocolada no último dia 17 pela petista, que acusa o prefeito de utilizar a máquina na campanha à reeleição. A candidata contesta evento do dia 15, quando Kassab posou ao lado do governador José Serra (PSDB) com um "checão" simbólico com o valor de investimento da atual gestão de R$ 198 milhões nas obras do metrô. A foto foi veiculada no site do candidato.

"Com efeito, os representados -especialmente o presidente do Metrô e o candidato Kassab, que são agentes públicos- usaram bens públicos móveis e imóveis para fins eleitorais. Montaram um espetáculo no canteiro de obra pública, transformando-a em palanque da campanha eleitoral prefeito-candidato", diz o procurador no parecer. "De fato, fosse uma mera cerimônia administrativa de repasse de recursos, -como sustentam os representados -não precisava ser um espetáculo, que contou inclusive com artifícios visuais", completou o procurador, que defende que a representação deve ser julgada procedente.

Outro lado

A assessoria de imprensa do candidato Gilberto Kassab divulgou uma nota dizendo que o evento sobre as verbas para o metrô "cumpriu rigorosamente a legislação". Leia a íntegra da nota:

O parecer do Ministério Público foi proferido antes da apresentação de provas como a documentação do Metrô atestando que todas as despesas do evento foram arcadas pela companhia. O juiz vai decidir com base em todas as provas juntadas no processo. A campanha de Kassab reafirma que o evento cumpriu rigorosamente a legislação.

Datafolha e Ibope apontam que Kassab mantém vantagem sobre Marta

O candidato à reeleição em São Paulo, Gilberto Kassab (DEM) mantém-se, a quatro dias da votação final, com vantagem de 18 pontos sobre Marta Suplicy (PT), segundo Datafolha, e de 17 pontos, segundo Ibope.

Os dois institutos divulgaram, nesta quarta-feira (22), pesquisas de intenções de voto.

A petista e o candidato do DEM oscilaram dentro da margem de erro, segundo o Datafolha, mas em direções opostas em relação à pesquisa anterior do instituto, divulgada em 17 de outubro: Kassab variou um ponto para cima e chegou a 54%; Marta, com 1 ponto percentual a menos, tem 36%.

Os votos brancos e nulos agora somam 5% e não souberam opinar, 4%.

Os números do Ibope apontam o mesmo cenário: Kassab ganhou 2 pontos percentuais e alcançou 53% das intenções de voto, enquanto Marta, que tinha 39% das intenções de voto há uma semana, aparece com 36%.

Os brancos e nulos são 8% e os que não sabem/não responderam, 3%.

As duas pesquisas têm margem de erro de dois pontos percentuais e foram realizadas em 21 e 22 de outubro, sob encomenda da Rede Globo em parceria com o jornal "Folha de S.Paulo", no caso do Datafolha, que ouviu 1.919 eleitores. A pesquisa Ibope foi contratada pela emissora carioca com "O Estado de São Paulo".

Veja mais notícias de eleições na cidade de São Paulo - SP

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    texto atualizado às 19h25) %>