UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

14/10/2008 - 06h00

Suplicy diz ter pedido a Marta retirada do vídeo contra Kassab

Maurício Reimberg
Em São Paulo
  • Joao Wainer/Folha Imagem

    Suplicy em caminhada com Marta pelo centro de São Paulo no 1º turno

    O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) pediu para a sua ex-mulher Marta Suplicy (candidata a prefeita de São Paulo pelo PT) a retirada da inserção eleitoral contra Gilberto Kassab (candidato à reeleição pelo DEM). Os dois disputam o segundo turno. "Pela própria reação dela, tenho a impressão que eles devem modificar isso", disse.

    Na inserção mais polêmica da campanha, que começou a ser veiculada neste domingo (12), um narrador questiona aspectos da vida pessoal de Gilberto Kassab (DEM). "Você sabe mesmo quem é o Kassab? Sabe de onde ele veio? Qual a história do seu partido?" No final, aparece a foto em preto e branco do prefeito, e a propaganda deixa uma questão no ar: "Sabe se ele é casado? Tem filhos?"

    Suplicy disse ao UOL que não considera "positiva" a iniciativa da campanha. "A minha recomendação a ela é que não se utilize mais esse procedimento. Acho que a Marta tem muito mais condição de vencer as eleições na medida em que centra sua campanha nas proposições sobre o que poderá fazer para a população".

    SÓ POR HOJE?

    PT diz que nesta terça-feira (14) não passará propaganda que faz alusão à vida pessoal do prefeito Gilberto Kassab

    Segundo o senador petista, o programa pode "estimular" os eleitores a se perguntarem a respeito de uma possível homossexualidade do candidato. "Não considero isso importante. Tenho respeito pela pessoa do prefeito", diz. "Marta sabe perfeitamente que o fato de uma pessoa não ser casada ou não ter filhos não significa que deixe de se qualificar bem para qualquer trabalho".

    Em nota oficial, a coordenação da campanha alega que "a equipe de marketing", ao perguntar sobre o estado civil de Kassab, "apenas defendeu o legítimo direito do eleitor conhecer, em todos os aspectos possíveis, a história de quem se apresenta para governar a maior cidade do país".

    Marketing

      Marta separou-se de Suplicy em 2001 e, em seguida, casou-se com o jornalista e publicitário Luis Favre. Na eleição seguinte, quando a petista tentou se reeleger em 2004, o rompimento também foi explorado pelos adversários. Ela foi derrotada pelo atual governador José Serra (PSDB). "Teve um peso (na eleição), porque muitas pessoas vieram falar comigo", lembra Suplicy.

      Na sabatina do jornal "Folha de S. Paulo", que aconteceu nesta segunda-feira (13), Marta foi questionada sobre se as perguntas feitas na propaganda não traziam "insinuação de homossexualismo". A candidata afirmou: "Não acho. É uma pergunta como qualquer outra".

      A petista também tentou dissociar as suas declarações e a propaganda eleitoral da campanha. "O que compete a mim aqui, eu falo, debato. Agora, a condução da campanha de televisão, o marqueteiro conduz, ele faz", alegou.

      Veja mais notícias de eleições na cidade de São Paulo - SP

      Compartilhe:

        ÚLTIMAS NOTÍCIAS

        Mais notícias

        Hospedagem: UOL Host