UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

06/10/2008 - 06h13

Chalita é o campeão de votos para vereador em São Paulo; DEM é o partido que mais ganhou cadeiras em relação a 2004

Do UOL Notícias
em São Paulo
Numa eleição em que muitos vereadores conseguiram um novo mandato, dois "novatos" na disputa por uma vaga no legislativo municipal de São Paulo ficaram entre os primeiros colocados.

Com 102.048 votos, Gabriel Chalita (PSDB), ex-secretário da Educação do tucano Geraldo Alckmin no governo do Estado, foi o campeão de votos para a Câmara de Vereadores de São Paulo.

Ele, assim, ficou à frente de Goulart (PMDB), que já é vereador e obteve 90.054 votos, e do cantor e compositor Netinho de Paula (PC do B), que estréia sua vida política em São Paulo com 84.406 votos.

Os PSDB terá a maior bancada da Câmara, com 13 cadeiras. Logo atrás, fica o PT, com 11, e o DEM, com 7. O partido de Kassab foi o que mais cresceu: em 2004, o partido elegeu apenas dois candidatos. A bancada do partido já havia, no entando, crescido durante a gestão Serra-Kassab: atualmente, são seis os vereadores do partido, cinco deles reeleitos: Milton Leite, Marta Costa, Domingos Dissei, Ushitaro Kamia e Carlos Apolinário.

Em relação à eleição de 2004, o PSDB se manteve estável, e o PT perdeu duas cadeiras. O partido que pior se saiu em relação à eleição anteirior foi o PTB: menos quatro vagas. Enquanto isso, o PR, resultado da fusão do PL com o Prona, conquistou 5 cadeiras; em 2004, o PL havia obtido 3, e o Prona, nenhuma.

Entre os nomes que ficaram de fora da Câmara, estão os da vereadora Myriam Athie (PDT), Russomano (PP), Carlos Neder (PT) e Adhemir da Guia (PR), que havia sido eleito pelo PC do B em 2004.

Dentro os atuais vereadores, também conseguiram novos mandatos, entre outros, Milton Leite (DEM), Mara Gabrilli (PSDB), Aurélio Miguel (PR), Jooji Hato (PMDB), Celso Jatene (PTB), Antonio Carlos Rodrigues (PR), Trípoli (PV) e Arselino Tatto (PT).
  • Veja os resultados das eleições para prefeito e vereador em São Paulo
  • Veja como ficou a Câmara do Rio, São Paulo e outras capitais do país
  • Compartilhe:

      ÚLTIMAS NOTÍCIAS

      Mais notícias